Exílio e morte

Reconheçam: é difícil viver com gente capaz de vos mandar para o exílio e para a morte, é difícil torná-los nossos íntimos, é difícil amá-los.

Milan Kundera, A Brincadeira

A despersonalização é o primeiro golpe infligido pelo comunismo a uma população imprevidente. Começa aí, na identidade individual, nos laços sociais e naturais, na solidariedade voluntária e na própria condição humana. São esses os alvos aos quais os comunistas apontam como se de barro moldável se tratasse.  Logo descobrem que é pedra maciça, mas já não interessa: picam e picam até não sobrar mais do que a poeira e os escombros humanos, e os fantasmas que deambulam por cidades pós-apocalípticas com medo, raiva e angústia. E é quando os homens se metamorfoseiam em animais perigosos, quando vivem num clima de guerra permanente, seja surdo ou aberto, seja literalmente sangrento ou apenas psicologicamente devastador, é nessa altura, dizia, que o comunismo e outras doutrinas totalitárias atingem o seu esplendor, o acme ilusório que anuncia já o estertor e as ruínas. Sánchez Gordillo, impotente com a sua insignificante Marinaleda, anda há trinta anos a minar uma sociedade e a semear a sua utopia totalitarista pelos campos da Andaluzia, usando a força e a intimidação como armas “políticas”. Se for tratado com a condescendência que na Europa é reservada para estes pulhas com máscara de patusco, vai conseguir.

27 pensamentos sobre “Exílio e morte

  1. Mariana

    O descalabro financeiro espanhol tem um nome: Sánchez Gordillo. Há trinta anos a minar uma sociedade, meu Deus. Ainda por cima, eleito. Para cumulo arma-se em liberal quando fala de terrorismo do estado. Filipe Faria não deixaria de ver naquelas barbas um sinal biológico do mais empedernido e atroz comunismo. Carlos não deixaria de bater palmas ao seu espancamento em pleno cenário pós-apocalíptico de Marinaleda, onde fantasmas vão de quatro em quatro anos semear o medo e a destruição.

  2. Carlos M. Fernandes

    Quando aqueles que não estão de acordo são “convidados” a sair do pueblo, qualquer um ganha eleições. Mas não quero contar histórias de terror aos ingénuos, coitadinhos. Fiquem lá com o mundo de fantasia onde os gordillos e o chavez são magníficos e exemplares democratas.

  3. neotonto

    O descalabro financeiro espanhol tem um nome: Sánchez Gordillo. Há trinta anos a minar uma sociedade, meu Deus.
    .
    Nao duvide no mínimo,Mariana. Se esto afirma o Carlos M. Fernández esto é porque é palavrinha de Deus neox…

  4. Mariana

    Carlos, tenha calma. Em vez de andar a brincar aos soviéticos e aos amaricanos, pode sempre comprar uma bisnaga e voltar às velhas batalhas entre índios e cowboys. Pense bem, é bem mais divertido, pode imaginar cavalos, setas, pistolas, xerifes, etc… Os índios até têm nomes bastante engraçados. Um deles poderá ser “Abutre vermelho”.

  5. Já agora porque lhe chama de “pulha”? Porque tem uma visão política diferente da sua? Você realmente acredita que este homem anda a “minar” há 30 anos? E, nem uma palavrinha sobre aqueles que estão afundar a Europa e o Mundo?

  6. jhb

    É claro que o capitalismo liberal na economia conservador nos costumes tem a resposta para tudo: identidade individual? capas de mil cores diferentes para o teu IPad; laços sociais e naturais? O casamento é entre homem e mulher, pá! E o estado tem o direito de obrigar uma mulher grávida a dar à luz, que fique bem claro! Solidariedade voluntária? Compre no Pingo Doce a metade do preço no 1º de Maio! Condiçao humana? Um segundo nome para a direita! Para quê mudá-los se podemos ganhar dinheiro com eles da maneira que sao?

    E o Sanchez-Gordillo? Como diz o artigo do ABC:

    “Las canas que han aparecido en su desaliñada barba de guerrillero cubano no han domesticado su incombustible carácter de agitador.”

    É um perigoso agitador. Está tudo dito. Porque os senhores nao gostam de alteraçoes à ordem estabelecida…Keep calm and carry on!

  7. paam

    Porque que é um pulha? E um hipócrita?

    “Así, puede afirmarse que mensualmente Sánchez Gordillo percibe unos importes brutos de 4.570,75 euros, más dos pagas de 3.113,26 euros (salvo en diciembre de 2012, aunque hay normalmente dos mes al año que percibe 7.684,01, que para un comunista que se pasa el día criticando lo que ganan los demás no está nada mal).”
    “En su declaración de bienes dice tener un saldo en cuentas corrientes de 1.500 cuando tuvo que realizarla y no declara más actividad que la de Alcalde de Marinaleda, cuyo sueldo es incompatible con el de Diputado y previsiblemente menor a éste”

    Coitado do Sánchez. Apenas ganha 4500 euros e tem de arranjar maneira de gastar 3000 euros todos os meses para manter a sua conta corrente nos 1500 euros. Em carrinhos de compras para os mais pobres é que ele não os gasta. É mais divertido manipular os outros para que sejam eles a roubar enquanto ele fica cá fora a “coordenar” as operações. É claro que ele tem imunidade, não é ele que se “lixa”, vão ser os outros.

    Critica o capitalismo e precisa do dinheiro deles para manter as suas utopias?

    “Como ha llegado la crisis, Sánchez Gordillo ya no va a recibir todo aquello que le venían dando y vuelve a la carga para que le vuelvan a tapar la boca con dinero con el que mantener su utopía. Sin las subvenciones el modelo Sánchez Gordillo se cae y con él posiblemente su reelección como alcalde, porque Marinaleda, sin el dinero de los demás, sería la utopía del paro, la falta de iniciativa y la pobreza. Le pasaría lo que le pasó a Cuba cuando los Rusos dijeron basta.”

    O socialismo no seu melhor. Sustentado pelo “grande capital”.

    http://www.4upress.com/index.php/politica/item/792-marinaleda-la-utop%C3%ADa-subvencionada-de-un-s%C3%A1nchez-gordillo-que-gana-unos-5000-euros-al-mes#.UCj1q6OxGUl

  8. “Carlos não deixaria de bater palmas ao seu espancamento em pleno cenário pós-apocalíptico de Marinaleda, onde fantasmas vão de quatro em quatro anos semear o medo e a destruição.”

    Mariana

    É curioso o discurso dos comunistas sempre que alguém ousa criticar a sacrossanta ideologia e a sua nobre prática: viram-se para o psicologismo, logo dissertando sobre as motivações desse “outro” que proferiu a crítica. Esse outro, naturalmente, deseja/quer reprimir, vulgo prender, torturar, etc., o comunista. Neste mundo imaginário, o comunista é sempre a vítima. E não obstante a História o desminta à saciedade, a realidade nada pode perante o imaginário.

    PS. Embora me reveja na frase do Kundera, isso não significa necessariamente que concorde com o teor do post. Limito tão-só a constatar a que recorrem os comunistas em tais circunstância. O que não abona muito a favor da individualidade deles

  9. Pisca

    Pronto abate-se o gajo e poupa-se uma data de massa, e até pode ser que ele tenha os tais papéis dos submarinos

    Se andasse por cá e fosse funcionário do CDS, tinha lugar garantido como assessor de qualquer coisa e estava tudo bem.

    É assim ? Satisfeitos ?

  10. lucklucky

    “Já agora porque lhe chama de “pulha”?”

    Porque ataca os outros e acha legítimo o fazer.

    “E o estado tem o direito de obrigar uma mulher grávida a dar à luz, que fique bem claro.”

    Há outro Ser Humano na equação que a mulher e o homem geraram – até em muitos casos 2 outros -, o facto de para si ser dispensável mostra o que´é a sua ideologia de esquerda.

    “..alteraçoes à ordem estabelecida…”

    As pessoas a dizerem que não querem nada com a tua ideologia…por isso usas a violência para obrigá-las a querer.

  11. jhb

    A minha ideologia é a favor de alteraçoes à ordem estabelecida, sempre que estas melhorem a vida do Homem. A tua é que é contra os servos que tem a coragem de lutar contra os seus senhores. Porque vai contra a ordem natural das coisas que os conservadores tanto admiram…

  12. Carlos M. Fernandes

    Sim, porque a Historia do comunismo e de outras formas de socialismo é uma história de “melhorias da vida do Homem” (assim mesmo, com H, porque os homens, esses, são para queimar). Ui!, isso é que foram cá umas melhorias na vida do Homem com as doutrinas de “alterações à ordem estabelecida”.

  13. jhb

    Realmente, foram os capitalistas que acabaram com o trabalho infantil e criaram a semana de 40 horas e as férias pagas para todos.
    Para além de serviḉos públicos de saúde e de educaçao. Admira-me porque é que agora querem acabar com o que eles próprios criaram. Deve ser a tal destruiçao creativa, sei lá.

  14. Pisca

    jhb

    Há que ficar sossegadinho e aceitar a “ordem natural das coisas”, e quem sabe ainda vai vir de lambreta o Cartão de Pobrezinho, tal como em tempos havia o Atestado de Pobreza, afinal nada de novo

  15. lucklucky

    “servos que tem a coragem de lutar contra os seus senhores.”

    Sim por isso é que se deve lutar contra o Estado que nos anos 80 cobrava 30% da riqueza e hoje cobra 40% e endivida-se/nos mais 10%. Mas você acha pouco.

    “Realmente, foram os capitalistas que acabaram com o trabalho infantil e criaram a semana de 40 horas e as férias pagas para todos.
    Para além de serviḉos públicos de saúde e de educaçao. ”

    Sim foram os capitalistas, pois sem riqueza e produtividade não há 40 horas por semana. Mas ainda mais que os capitalistas foi o Mercado Livre e a possibilidade de qualquer um ser capitalista.
    Certamente não me vai dizer que foi um pedaço de papel a dizer semana de 40 horas que conta.
    Tente lá a semana de 40 horas no século XIX e vai ver se acontece…e o trabalho infantil idem.
    Já agora porque não 20 horas?

    Férias pagas?! hahaha! …qualquer empresa pode-lhe dar subsídio para férias nos Alpes. É só cortar na outra parte. Não entende que o bolo do ordenado é que a empresa está disposta/pode pagar? Se o parte em 12, 14 ou 25 vezes é à vontade do freguès. Pode até receber subsídio de aniversário.

  16. jhb

    Pedaço de papel? Leis?! Pelo amor de Deus? Mas isso conta para alguma coisa?!! Hahaha…
    O Mercado Livre é que manda!!

  17. dervich

    “Não entende que o bolo do ordenado é que a empresa está disposta/pode pagar?”

    Parece que os espanhois não entendem porque é que os gregos recebiam o mesmo que eles em 15 vezes por ano contra 14 em Espanha e os alemães não percebem porque é que portugueses e espanhois recebem 1/3 e 2/3 (respetivamente) do que eles ganham, quando recebiam 14 vezes por ano e os alemães apenas 12.

  18. jsp

    Surpreende sempre a ligeireza ignorante com que, do lado de cá do Caia, se encaram as “coisas” hispânicas…sobretudo quando se lhe aplica o embrulho “ideológico ” normativo…
    Conviria não julgar a Espanha pelas páginas progres do “El País” – mas antes recordar a “certeza” histórica de Trotsky quanto ao destino da mesma.
    Sabemos como acabou – e esperemos que o folclore da gatunagem “calé” não seja mais do que isso mesmo…folclore.

  19. lucklucky

    “O Mercado Livre é que manda!!”

    Infelizmente não. Os preços estão cada vez mais distorcidos pela interferência regulamentar e cada vez mais impostos desiguais assim como incentivos.

  20. jhb

    “Infelizmente não.” Nao desanime.

    Ouremos:

    Mercado Livre nosso, que estáis em toda a parte
    santificada seja a Vossa Volatilidade
    venham a nós os Vossos Especuladores
    seja feita a Vossa vontade assim na rua como no parlamento.
    O dividendo nosso de cada dia nos dai hoje
    castigai-nos as nossas fraquezas
    assim como nós castigamos
    a quem receba o RSI,
    e não nos deixeis pensar em direitos,
    mas livrai-nos do Estado social.
    Amén.

  21. Pisca

    Esta chatice de ter que ter um fulanos a fazer as coisas (trabalhar) e não entenderem o que é gestão é uma chatice, ainda por cima se arrogam de direitos adquiridos (aquela coisa do salário).
    Não se podia por na lei que isso do ordenado/salário não conta ?
    Ficava o mercado perfeito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.