Temporada Parva

No 5 Dias, o Tiago Mota Saraiva descobre que fascismo e comunismo são termos permutáveis. Já não era sem tempo, pensará o leitor. Pois, mas em compensação, o seu companheiro de blogue Renato Teixeira acha que os regimes comunistas de leste eram um “paraíso” ao lado do regime de Pinochet no Chile. Para alguém que ficou ressentido de ter sido classificado de “patético” pelo Samuel Paiva Pires, a sua comparação não é patética, é mesmo de um pateta.

Normalmente não me meteria nesta picardia de verão, mas como por causa dela O Insurgente acabou envolvido como alegada prova da associação entre fascismo e liberalismo, não me fico. A barbaridade foi afirmada por um indigente mental a.k.a João José Cardoso. Ironicamente, o dito cujo melindra-se por qualquer associação entre trotskismo e estalinismo, que considera uma “imbecilidade de um ignorante” mas chamar fascistas a liberais já será uma prova de sofisticação e sabedoria.

Se, como na tradição infantil da parvoíce, quem diz é quem é, os epítetos usados pelo João José para classificar os outros servem-lhe como um luva.

14 pensamentos sobre “Temporada Parva

  1. Pingback: Ao cuidado do insurgente mental Miguel Botelho – Aventar

  2. Mariana

    Liberal é um termo demasiado vago, mas que os insurgentes têm qualquer coisa de fascizóide não restam dúvidas.

  3. «Liberal é um termo demasiado vago, mas que os insurgentes têm qualquer coisa de fascizóide não restam dúvidas.»

    É vago para quem não se dá ao trabalho de aprender o que significa. É sempre mais fácil usar termos como “fascizóide”. Já agora, o que é isso? E se não der muito trabalho, também sabe o que é “fascismo”?

  4. Mariana

    Fascizóide é um termo bastante peculiar. A cada momento histórico e cada lugar precisa de ser actualizado. Mais do que uma ideologia, está nas entranhas de algumas pessoas. No momento histórico em que vivemos e em portugal, os insurgentes têm dado uma ajuda importante para percebermos o que é um fascizóide. Atentemos no que o Moniz acabou de dizer: “É vago para quem não se dá ao trabalho de aprender o que significa.” Está a insinuar, sem sequer conhecer, uma coisa sobre outro. Como sabe se eu me dei ou não ao trabalho? E se reflectir um pouco, será que é assim tão preciso o termo “Liberal”? Ou aind:a “E se não der muito trabalho, também sabe o que é “fascismo”?” Cá está, uma das principais qualidades do fascizóide. A arrogância e a presunção. Obrigado, a pouco e pouco vamos identificando os fascizóides dos tempos modernos..

  5. lucklucky

    A Mariana para usar os termos deveria pelo menos tentar entendê-los. Estou a presumir que está de boa fé.

    Fascista e Comunista são pessoas que querem impor a sua vontade a outros e controlar as suas vidas.
    No caso dos Comunistas os mais extremistas e fanáticos dos dois até querem a posse da loja da D. Mariana ou as couves do Sr.Mario, só aceitam direitos de propriedade em pouco . Os Fascistas um pouco menos extremistas torcem o nariz a tudo que coloca em risco o status squo.

    Talvez a Mariana até se descubra Fascista.

  6. Mariana

    O fascizóide gosta de dividir as pessoas em duas ou três categorias. Por isso tem a necessidade de acreditar no rigor e precisão dos termos, como liberal. Para além deles,os fascizóides, que actualmente acham que são liberais, todos são comunistas ou fascistas (note-se na subtileza, estes últimos são sempre menos extremistas e tratados com uma certa consideração, como no caso do saudoso Hermano Saraiva – porque será?). Lucklucky deu mais uma importante contributo para entendermos o novo fascizóide,

  7. paam

    Hoje, graças à Mariana, descobri que sou um fascizóide. Como Leonardo da Vinci também divido as pessoas em categoria. A diferença é que Leonardo da Vinci dividia as pessoas em 3 categorias:

    – Aqueles que vêem
    – Aqueles que vêem quando lhe mostram
    – Aqueles que não veêm

    Mas como sou mais fascizóide que o Leonardo adicionei um quarta categoria, onde situo, devido aos seus comentários, a cara Mariana:

    – Aqueles que veêm o que não existe.

    Isto porque a Mariana parece ver fascizóides, fascistas e comunistas por todo o lado.

    Life is pretty simple: You do some stuff. Most fails. Some works. You do more of what works. If it works big, others quickly copy it. Then you do something else. The trick is the doing something else.
    Leonardo da Vinci

  8. Mariana

    As palavras, meu caro paam, são tramadas. Servem para ofuscar, criar névoa, baralhar, inverter e voltar a dar. Daí a permanente necessidade de quem posta neste blogue de misturar comunismo e fascismo. Inverter, baralhar e voltar a dar. Um pouco como confundir nazismo com a língua alemã. Afinal, Hitler e os seus correlegionários não falavam alemão? É preciso muito cuidado com elas, as palavras. Tanto, que alguém já escreveu sobre os dinossauros das palavras.

    Engana-se, meu caro paam, não vejo fascizóides, fascistas e comunistas em todo lado. Pelo contrário. Mas uma coisa é certa, a haver fascizóides (reciclados, é certo) muitos postam aqui.

  9. lucklucky

    Suspeito que a Mariana é um bot. E como é um bot burro não percebe a diferença entre sinal positivo e negativo, para ela está tudo na escala positiva.
    Apropósito… Arrogantes e Presunçosos e os Outros, duas categorias.Mariana a Fascistóide pela sua própria muito intelectual definição de fascista!

  10. DSC

    “E se não der muito trabalho, também sabe o que é “fascismo”?” Cá está, uma das principais qualidades do fascizóide. A arrogância e a presunção. Obrigado, a pouco e pouco vamos identificando os fascizóides dos tempos modernos..

    Assenta-lhe que nem uma luva, Mariana! ninguém no insurgente e seus leitores teria utilizado melhor descrição. Agora, se não se importar, vá ao 5 dias ou ao arrastão que lá lambem-lhe as feridas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.