“Bovarismo” de Filipe Nunes Vicente (Corta-Fitas)
É conveniente não esquecer que muitos dos que hoje se manifestaram exigindo a saída de Relvas são os mesmos que assinaram a petição para destituir Cavaco por delito de opinião ( uma comatosa ideia saída da constitucional e rigorosa cabeça de Isabel Moreira). No passado ficaram em casa enquanto dezenas de socialistas entregavam o país aos amigos e aos financiadores do partido.
O bovarismo, depois de Flaubert, ficou conhecido, no meio mundo entre a psicologia e a literatura, como o sintoma dos que se imaginam diferentes do que são. Emma Bovary imagiva-se nos braços de Lancelot, os nossos manifestantes imaginam-se agentes purificadores. O bovarismo deles é um mundo em que os únicos beneficiados são eles e as sua crenças. No entretanto acendem fogueiras imaginárias.
LEITURA COMPLEMENTAR: Questões de Memória
Ontem estive na manifestação, como fiz relativamente a sócrates sempre que tive oportunidade.
Sobre o personagem em causa concordo com o que disse Lopo Xavier, o ex-pm é mais engenheiro do que relvas licenciado.
No entanto como corrupto os ex-pm será mais world class, enquanto relvas terá um nivel mais doméstico.
Se fosse uma manifestação contra a perda de um subsidio qualquer tipo lei do cinema a participação seria maior, assim foi o retrato das preocupções da população relativamente a estas matérias.
Gostei de ver a Manuela Moura Guedes e com raras excepções de direitolas presentes, a maioria do manifestantes encaixam na descrição do post. Estou convicto que tal como relvas não perceberam que o mundo mudou e muito.