O mérito de Sócrates no lançamento do programa Novas Oportunidades

O programa Novas oportunidades limitou-se a pôr ao alcance da generalidade dos Portugueses as facilidades que estavam ao dispor dos políticos há décadas.

4 pensamentos sobre “O mérito de Sócrates no lançamento do programa Novas Oportunidades

  1. Já há muitos anos atrás era possível a um aluno adulto fazer o antigo 5º ano num ano só; o mesmo podia acontecer com as cadeiras do chamado 7º ano. Antigamente atribuia-se muito mérito a quem assim procedia. Quando chegou, ainda antes de abril, a possibilidade de alunos maiores de 25 anos, mas sem estudos secundários completos, poderem aceder à universidade após prova de admissão específica, viu-se essa medida com bons olhos. O problema que está ligado a estas excepções é a natureza intrínseca dos seus praticantes: há o caso dos alunos que se superam e há o caso dos alunos que se aproveitam; o xico-espertismo não é condenável em si, mas já o é, e muito, quando se prolonga para além de si próprio: ver Relvas e Sócrates a aproveitarem-se é menos grave do que vê-los depois a quererem continuar a praticar, e sempre mal, o seu xico-espertismo. Esta coerência da má preparação é que mata: o aluno aproveitou-se não para mostrar que superou fragilidades, mas para aplicar todas as suas fragilidades na gestão do poder que conquistou. Há aqui nestes casos um excesso de incompetência que põe tudo em causa.

  2. Dervich

    Ricardo Francisco, infelizmente vou ter de concordar consigo neste post e digo infelizmente porque me conseguiu convencer da existência de alguma justificação para as “Novas Oportunidades”, o que eu julgava impossível mas afinal…isto está tudo ao contrário, não é?!…

  3. Pingback: Top posts da semana « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.