Ponto de ordem

A mais recente ficção europeia é: “temos de separar o risco bancário do risco soberano”, i.e. os resgates bancários não devem aparecer nas contas públicas. Em Espanha, o resgate da banca não deve aparecer no Orçamento do Estado ou na dívida pública. Em vez disso, o agente do resgate deverá ser o Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Ponto de ordem à mesa: o Mecanismo Europeu de Estabilidade é um fundo construído com contribuições dos estados que nele participam; logo, a conclusão é simples: não há separação de risco bancário e risco soberano; há passagem de risco bancário para risco soberano de outros países. Nós, por exemplo, enquanto contribuintes portugueses, temos uma proporção de interesse (segundo julgo) de 2%; os contribuintes alemães têm uma proporção de interesse de quase 30%. Não admira que não gostem muito da ideia. E eu também não gosto de me ver envolvido (nem que seja marginalmente) na salvação da banca espanhola sem poder impor condições. Foi isto que foi-não-foi-será-não-será aprovado na última cimeira europeia. Não parece grande coisa.

Um pensamento sobre “Ponto de ordem

  1. ricardo saramago

    Esta “união bancária” com resgates directos aos bancos não passa de um expediente para fazer a mutualização da dívida dos Estados.
    Nada impede que um governo encha de dívida pública os bancos do seu país à custa dos depositantes, e depois obrigue os outros países a salvá-los.
    Sócrates adiou desta forma o resgate de Portugal por um ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.