Os ateus do futebol

Os ateus do futebol já fazem parte do folclore das competições internacionais de futebol em que Portugal participa. Para quem não sabe o ateísmo futeboleiro foi inaugurado por Pacheco Pereira e, entre coisas, consiste em passar todo o período das competições de futebol a falar sobre o quão irrelevantes elas são, da irracionalidade do gosto pelo futebol e sobre a forma como estes eventos distraem as pessoas dos assuntos importantes (por assuntos importantes, entenda-se, a política, a troika, o défice, o sacana do Sócrates e o demagogo do Louçã).
Tenho que concordar com eles: a devoção irracional pelo futebol contribui de facto para que muitas pessoas se esqueçam por um período de tempo destes assuntos. Mas não é só o futebol: um bom livro, as séries de televisão americanas, as quecas, os bikinis, os jantares de amigos, um bom cabrito, o sorriso dos filhos são tudo aspectos da vida que, sem motivo racional, nos fazem esquecer desses assuntos “importantes”. Os ateus do futebol estão certos relativamente à relação causal, têm é as prioridades de vida trocadas.

Anúncios

4 thoughts on “Os ateus do futebol

  1. É pena este ateísmo não ser tão proselitista como o da bola. O futebol é uma religião porque promete o céu em troca de umas cervejas. E ainda por cima apaga das estatísticas o desemprego e os baixos ordenados Haverá religião mais cómoda?

  2. sousa

    os ateus da bola estão para a mesma como os histéricos dos jornalistas e outros que fazem a propaganda da bola…ainda ontem durante o jogo os jornalistas mostraram a sua clubite elevado ao expoente máximo…e então nos penalties cada vez que a espanha ia marcar o jornalista gritava histérico ” ai, ai coração, falha, vais falhar…(como nós faziamos quando tinhamos 15 anos e viamos os jogos no café)….remate golo da espanha, espanha na final. Azar.

  3. Pingback: O futebol e a pátria | Samuel de Paiva Pires

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s