no fim, uma participação positiva

Depois da displicência inicial, bem assinalada pelo Manel Zé que decidiu dar o corpo ao manifesto como polícia mau, fez bem à Selecção Nacional perder o primeiro jogo contra uma Alemanha, que na minha opinião está longe de ser aquela máquina que todos tanto vangloriam. E também foi muito bom que, depois de uma titubeante vitória contra a Dinamarca, a equipa tivesse entrado no jogo com a Holanda praticamente a perder, espicaçando-a para uma grande vitória e para o relançamento de CR7 (afinal foi graças ao Júnior…) que, mal grado o vedetismo que não lhe aprecio, marcou a diferença para melhor nesta equipa. De resto, de Cristiano Ronaldo, um dos dois melhores jogadores do mundo, é isso mesmo que se espera, isto é, que desequilibre e assim ele o fez. Quanto aos outros elementos da equipa, grande Euro de Pepe, de Coentrão (*) e, sobretudo, grande Euro de João Moutinho – o meu jogador preferido neste conjunto nacional. Pela positiva ainda, também nota excelente para o João Pereira, um jogador voluntarioso que eu nunca imaginei ver ao grande nível que exibiu neste Europeu, e boa para o Paulo Bento que, com excepção do jogo com a Alemanha e sem ser o líder inspiracional que poderia ser, acabou por gerir muito bem a equipa a partir do banco. Por fim, pela negativa, e hesito porque a hora não é para críticas negativas, nota de muito insuficiente para o Nélson Oliveira. O rapaz, que tinha aqui uma oportunidade fantástica para confirmar o grande Mundial de Sub-20 de há um ano e para se lançar como futuro 9 da equipa, sempre que entrou e entrou várias vezes, em vez de comer a relva, jogou sempre a medo e cabisbaixo, sem garra nem rasgo. Enfim, que alguém lhe arranje um coach, porque ele precisa e nós também – o Brasil 2014 está já aí à porta.

(*) adicionado depois de uma boa noite de sono!

12 pensamentos sobre “no fim, uma participação positiva

  1. lucklucky

    Concordo que foi positiva no global.
    A selecção foi bastante fraca do meio do terreno para a frente, algo que já é conhecido e já vem de trás. Mas nunca vi a selecção desperdiçar tantas oportunidades e claudicar tanto na frente. Então ontem a displicência foi total nessa área com decisões idiotas, parecia que só se queriam livrar da bola quando tinham oportunidade. O Ronaldo esteve no geral bastantes furos a baixo durante o torneio. Basta olhar para os livres todos falhados por larga margem que realizou. E o teatro que faz não ajuda nada.
    Não percebo várias decisões de Paulo Bento. Por exemplo Varela jogou bastante bem no jogo em que marcou mas não foi utilizado praticamente.
    Ainda assim existe equipa e esta não se autodestruiu, o que é mais do que se pode dizer de outras alturas.
    Julgo que o melhor português foi de longe o Coentrão e depois Pepe.

    Para o futuro não vejo perspectivas muito risonhas. Não parece haver matéria prima.

  2. oscar vaz

    Para valorizar Ronaldo é pouco sério desvalorizar Messi, o melhor do mundo em exercicio. Já cheira mal. Aliás, com um avançado de jeito, Portugal tinha goleado a Dinamarca.

  3. DSC

    Bom comentário Sr. Arroja, mas esquecer-se de incluir o Coentrão, que não só partiu a loiça toda como também o fez desde o 1 jogo do Europeu… humm.

    De resto, boa análise dos jogadores que fez. Uma nota também para o Nani. Parece que, lentamente, se tenta livrar do espectro Ronaldo.

    Quanto ao João Pereira, bem… É uma pena que não saiba cruzar.

  4. APC

    Concordo com a apreciação global, penso, contudo, que além do Coentrão, outro jogador que me surpreendeu pela positiva e queria mencionar, foi o Veloso, acho que foi mesmo nesta fase final do Euro que o vi na melhor forma. O Nani é um jogador de topo, mas achei que foi bastante inconstante nesta competição. Por último, apesar de achar que no geral nem tem sido mau, não gostei nada do Paulo Bento ontem, demorou imenso a reagir às entradas do Pedro e Navas que criaram bastantes desequilíbrios nas alas.. e deixou o meio campo português quase largar o pulmão em campo, não deu oportunidade a um jogador que aprecio apesar de reconhecer que está uns furos abaixo do Moutinho, Meireles ou mesmo Veloso que é o Rúben Micael…

    De uma forma ou de outra, a selecção foi crescendo no Euro, bateu-se muito bem com selecções que são do melhor que há no mundo mas fica a preocupação pela ausência de referências, tirando o Nelson Oliveira, da geração mais nova… mas veremos, o futuro dirá.

  5. Ricardo Arroja

    Caro DSC,

    Concordo com a análise ao Coentrão…fui injusto ao não ter feita essa referência. Já quanto ao Nani, sinceramente, já lhe vi melhores jogos…além de que extremamente perdulário.

  6. FilipeBS

    Coentão, sem dúvida, o elemento mais constante na equipa, do primeiro ao último jogo. Desempenhou um papel fundamental na defesa e também no lançamento da equipa para o ataque. Grande jogador. O Ronaldo cresceu de jogo para jogo, para fazer um jogo mediocre contra a Espanha. O Nani, pelo contrário, começou bem mas foi perdendo garra a cada novo jogo. Pepe, Veloso, Moutinho, também esses nota muito positiva. Nelson Oliveira não se revelou minimamente. Hugo Almeida despachava a bola com força e sem pontaria mal a apanhava nos pés. Apesar de tudo, foi pena, estivemos quase lá! Não teria sido desmerecida uma passagem à final, não só pelo que fizemos nos primeiros 90 minutos contra Espanha, como também pelo conjunto da campanha.

  7. Rafael Ortega

    Entre o Ronaldo e o Nani acho que esteve muito melhor o segundo. Quem precisa de 40 remates para marcar 3 golos não merece 10% dos elogios com que o tuga típico brinda o Ronaldo. Marcou 2 golos à pior defesa do Euro, marcou 1 golo à Rep. Checa (depois de ter falhado 4 ou 5). De resto sempre que lhe apareceu pela frente gente que soubesse defender borrou-se todo.

  8. Eusebio da Silva Pereira

    Penso que no computo geral Portugal foi uma equipa muito equilibrada. Tirando os “numeros” nove que por la passaram todos se exibiram em bom plano. Funcionaram sempre como uma equipa, e mais do que isso viu-se uma equipa muito solidaria, algo que naos se viu por exemplo em 2010. Ainda acho incrivel como Queiroz nao levou o Moutinho ao Mundial. Que jogador. E tambem nao percebo como os grandes clubes da europa ainda nao viram isso. So lhe falta uma coisa…saber rematar. No resto…completo! Parabens, fizeram de uma Espanha uma equipa vulgar! Olhando para a imprensa espanhola, o melhor elogio que via a equipa portuguesa foi…”estes portugueses tiveram “huevos””! Parabens a equipa e Parabens ao Paulo Bento. Alias e para terminar ja eu dizia antes do Euro que o Benfica deveria ter contratado Paulo Bento para o lugar de JJ. O gajo e bom!

  9. Ricardo Arroja

    ”estes portugueses tiveram “huevos”

    Muito bom! É por estas e por outras que eu gosto de Espanha….de todos os países que eu conheço é aquele onde se consegue um melhor equilíbrio entre o lado sério e o lado lúdico/cultural da vida.

  10. sousa

    a única negativa vai para o CR7 que neste jogo não esteve à altura. Marcou 3 livres péssimos e teve sempre medo de rematar…o ultimo remate então para a bancada mostrou bem o nervosismo. E tanto assim foi que pediu para não ser o primeiro a marcar nos penalties ( tinha falhado as ultimas duas grandes penalidades ). Ontem fizemos uma grande exibição e faltou-nos o melhor jogador do mundo para fazer a diferença. Foi pena. No prolongamento só houve uma equipa a procurar o golo, e foi a espanha. Mesmo assim, acho que portugal fez um excelente campeonato e está de parabéns.

  11. Rafael Ortega

    Não concordo com o comentário 10.
    Medo de rematar o Ronaldo não teve nenhum. Medo de acertar na baliza é que me parece mais correcto.

  12. DSC

    Caro Sr. Arroja,

    Relendo o update do seu post, e o seu comentário concordo com a sua apreciação do nosso Europeu/jogadores. Acerca do Nani, também já lhe vi melhores jogos. O que eu queria dizer acima é que esta competição foi talvez a primeira onde vi o Nani mais solto a jogar á bola, sem medo de usar o arsenal de truques que tem. Pena que no final dos truques, tenha sido demasiado inconsequente.

    Um abraço,
    Daniel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.