I wonder…

Como é que estas declarações do Paul Krugman a situação em Espanha estão a ser (irão?) comentadas nos sectores esquerdistas e abrantinos?

É que pelos vistos para Krugman a culpa é do governo espanhol e não da pérfida Sra Merkel e da vil Alemanha. Falta-lhes um plano interno. Plano esse que terá de passar “por uma “grande desvalorização interna”, com uma forte queda de preços e salários.

PS: Para os jornalistas, Paul Krugamn continara a ser eternamente O Nobel da Economia. Ainda que seja uma distinção atribuida anualmente desde o início dos anos 70. Ainda há poucos dias faleceu outra vencedora do Nobel da Economia, bem mais recente que Krugman, Mas quase ninguém sabia quem era.

13 pensamentos sobre “I wonder…

  1. Paulo Pereira

    O que o Krugman diz e repete dia após dia , mês após mês, é que é necessário crescimento economico e maior inflação na zona euro de forma a permitir uma desvalorização real dos salários nos paises perifericos.

    Nunca desvalorização nominal porque as dividas estão em valores nominais e isso arrebenta com o sector bancário e com a economia em geral.

  2. Paulo Pereira

    Uma coisa é o que o Krugman diz que a U.E. deve fazer outro coisa é dizer que caso a U.E. não o faça (medidas anti-ciclicas) o que terá forçosamente que acontecer, caso Portugal ou Espanha de mantenham no Euro ( La Palice ).

    Mas ele diz e repete que reduções nominais de salários destroem a economia por causa da manutenção do valor nominal das dividas e dos contratos.

    A desvalorização interna deve ser feita pela via fiscal (TSU e IRC) e minimizada com um politica de aumento das exportações e substituição de importações.

  3. migspalexpl

    pa Noronha, mas acho que falhas um ponto essencial, vamos a ver o que ele disse:

    “O economista disse também que a solução de Espanha terá de passar por uma “grande desvalorização interna”, com uma forte queda de preços e salários. Porém, se a inflação da Zona Euro se mantiver abaixo dos 2%, “o ajuste é impossível”.”

    Porem se a inflação da Zona Euro se mantiver abaixo dos 2% o ajuste é impossível: o que ele quer dizer é que a desvalorização é relativa à zona euro e que ela teria de ser feita maioritariamente através de uma inflação abaixo da inflação da zona euro (ou nenhuma inflação). E que com uma desvalorização interna baseada em austeridade não vamos lá. Parece-me que o termo desvalorização interna está associado a este ultimo tipo de desvalorização, mas este caminho não é de todo defendido pelo Krugman (que o ataca constantemente nos seus textos, preferindo a desvalorização via inflação).

  4. Miguel Noronha

    O que acha que vai acontecer com a inflaçção? Valorização do poder compra? Aumento do nível de vida? Estude melhor a história ecómica dos anos 70 e 80.

  5. migspalexpl

    A questão é se uma desvalorização dos países periféricos relativamente à Alemanha é necessária, e qual a melhor maneira de lá chegar. Nenhuma solução é perfeita.

  6. Miguel Noronha

    Mas isso para o Krugman nem está em causa. Nem a austeridade para os periféricos. Leia o que ele disse quando cá esteve.
    O que ele diz é devem existir políticas expansionistas na Alemanha para compensar a austeridade nos periféricos.

    Se pretendem elevar o homem ao Olimpo ao menos citem-no correctamente e não inventem coisas que ele não disse.

  7. migspalexpl

    Não é “politicas expansionistas na Alemanha para compensar a austeridade nos periféricos”, são duas medidas que têm o mesmo objectivo e devem funcionar como uma sinergia – criar uma valorização relativa nos países do norte relativamente aos do sul. O que ele defende é que esta valorização é conseguida muito mais facilmente se for maioritariamente feita através de inflação no norte (ao contrário do que tem sido tentado: através de uma desvalorização interna nos paises do sul via austeridade).

  8. Miguel Noronha

    Ok. Invente então o seu próprio Krugman.
    Desse forma irão estar semopre em conssonància.

  9. migspalexpl

    epa mas ao menos lês o gajo? eu nem sei se concordo com ele em muita coisa, mas pelo menos sei o que defende.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.