Guterres Vs Sócrates

Rui Rio disse hoje a um grupo do qual faço parte que, entre as duplas Guterres/Sousa Franco e Sócrates/Teixeira Santos acha mais grave os actos da 1ª pois conseguiu nos mesmos 6 anos chegar ao mesmo pântano mas beneficiando de:

  1. Descida das Taxas de Juro da Dívida Estatal, que levaram a uma poupança tal que, por si só, era suficiente para atingir Défice 0 em 2000;
  2. A Economia chegou a crescer a 4%, com o correspondente influxo de impostos;
  3. Houve Privatizações em valores Recorde, cujas receitas por lei tiveram de ser aplicadas no pagamento da dívida.
Realmente chegar ao fim e ter de se demitir por causa do “Pântano” foi obra.
Fico curioso sobre as opiniões aqui dos leitores aqui d’O Insurgente.
A mim confesso que Guterres provocava menos urticária…

Curiosidades: Guterres resistiu 2355 dias, Sócrates aguentou apenas 2203, Soares compara os dois.

20 pensamentos sobre “Guterres Vs Sócrates

  1. vivendipt

    Um virou refugiado o outro virou extravagante.

    Tenho mais medo do diabo. O diabo veste Prada.

  2. Hugo

    Concordo em parte, porque contabilizando as PPPs e outras surpresas que vão aparecendo o filósofo vai ganhar essa comparação.
    E apesar de os números do Guterres chocarem pela incompetência, foram numa altura em que ainda tinhamos alguma margem de manobra. Mas acrescentem aí o Sampaio e têm o que iniciou, o que deixou retomar e o que finalizou.
    O que vale é que há vida além do défice…

  3. Joaquim Amado Lopes

    Independentemente da “contabilidade”, Guterres também me provocava menos urticária mas não me surpreende. Incompetência + arrogância desmesurada + falta de vergonha + corrupção descarada “vence” sempre incompetência + falsa humildade + cobardia.

  4. Joaquim António de Aguiar

    É claro que o Guterres te provocava menos urticária, não fosse ele católico-fascista como tu! Para mim, o Guterres foi o maior responsável pela situação em que hoje nós estamos! Foi pior ainda do que o Cavaco, além de ter sido um traidor miserável, o maior dos traidores, ainda mais traidor do que o Mário Soares! Mas deixa, cá se fazem cá se pagam!!!

  5. leopardo

    guterres não teve maioria absoluta, passou o tempo todo em campanha eleitoral a tentar desesperadamente chegar à maioria absooluta.
    Socrates aproveitou a maioria absoluta para fazer crescer a corrupção. Uma das primeiras medidas de Socrates foi fazer as policias, todas as policias, depender diretamente do primeiro ministro. Ele lá sabia porque queria essa medida.

  6. Foram dois primeiros ministros desastrosos. Mas, tanto quanto se sabe, Sócrates terá estado envolvido numa sucessão de ocorrências nunca explicadas de onde transparece um comportamento delituoso, pelo menos ao nível moral. Isto torna-o à partida mais antipático, excepto para os aficcionados incondicionais, que nele sempre viram virtude. É curioso que Guterres não teve uma retaguarda de apoio tão fiel.

  7. Luís Lavoura

    Pois, o problema é mesmo quando as pessoas avaliam os primeiro-ministros em função da urticária que estes lhes causam em vez de os avaliarem em funções de dados objetivos.

  8. neotonto

    “A mim confesso que Guterres provocava menos urticária…”

    Nao está nos manuais da medicina que certos politicos pensemos em Soares, Guterres, Cavaco consigam fazer a algúm aparecer qualquer urticaria. Aos dados me remito.

    Por tanto o posteiro erra e incita para o erro também aos seus leitores-consumidores…Por certo a leitura de certos posts produciria urticaria?. Pois nao; nao está comprovado cientificamente.

    “O aparecimento de urticárias pode ser causado pelo contacto directo com substâncias alérgicas, como resposta do sistema imunológico à ingestão de algumas comidas ou pelo estresse”.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Urtic%C3%A1ria

    A todo esto, o Ricardo Campelo nao tem algum interese de experimentar e consumir directamente um pouco de carnecita destes politicos citados e de outros similares só para comprovar si comendo carne de politicos aparece talvez algum tipo de urticaria?. Sería fazer un favor a ciencia médica. Pardiez um bom mais que muito bem experimento…

  9. Objectivamente, é de há muito minha convicção que Sousa Franco foi o pior ministro das Finanças que tivemos precisamente no período em que éramos bafejados com o “novo ouro do Brasil” (baixa de taxa de juros, privatizações, fundos comunitários, etc.).

  10. António

    O Guterres foi o pior governo da 3ª Republica.

    Não que o Homem seja má pessoa, até parece ser bom homem.

    Mas representa todos os defeitos deste sistema democrático instável e fraco, e de como os tugas não resistem a grandes esforços, nem têm grande ambição.

    Quando a corrente internacional estava em alta e tudo puxava a favor era tempo de ter dado o salto em frente, ou seja, fazer as “reformas estruturais”. Mas ficaram todos (inclusive o PSD) satisfeitos meramente com meter-nos no Euro ás pressas e à força. E Não fizeram mais absolutamente nada a não ser endividar-nos um pouco mais.

  11. Sérgio

    Não sou especialista mas acredito que existem certos tipos de balas em que, se juntássemos essas 4 aves raras, uma delas bastaria para nos livrar de tanto esterco… Eu sei, a “obra” deles já está feita mas dava algum gozo…

  12. Joaquim António de Aguiar

    Campelo, diz-me lá qual a verdadeira razão porque o Guterres te provoca menos urticária:
    1. Foi contra a despenalização do aborto.
    2. pôs no governo católico-nazi-fascistas como o vampiro salazarista do Veiga Simão.
    3. Tentou ilegalizar o PCP (aposto que esta é a tua razão preferida, não é?).
    4. Pôs-nos a todos no euro (a tua moeda preferida).
    Resumindo: Foi o maior traidor que a esquerda conheceu (por isso é que tu gostas tanto dele). Quando houver um novo 25 de Abril, Ele lá estará no Campo-Pequeno para prestar contas ao povo!

    Para finalizar:
    Cago no Guterres, no Cavaco, no Soares, no Sócrates, no passos, no Portas e sobretudo em ti!!

  13. Joaquim,
    Claramente não me conhece nem a mim, nem ao meu modo de pensar.
    Mas acha que para mim esses são os temas relevantes? O Veiga Simão? O que é que quer que ele tenha feito ao PCP (não o tentou ilegalizar, que eu tenha conhecimento)? O Euro? O Aborto? Mas acha que são esses os critérios que eu uso?
    Cada troll…

  14. Jaques Towaki

    Não consigo resistir a esta comparação talvez ridicula, mas parece-me que o Guterres será o nosso Jimmy Carter e o Obama o Sócrates americano! Cadê o nosso Ronald Reagan? 😛

  15. JG

    Só interrogo-me como um intelectual de primeira linha como Sousa Franco, pelo menos em termos técnicos (quem mais percebia de Finanças Públicas em Portugal sendo altamente reputado na sua Faculdade, a FDL) pode fazer tantos disparates como político.. afinal, para que serve tanto conhecimento acumulado? O auctoritas de que ostentava?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.