Lisboa está suja, o lixo transborda. Lisboa cheira mal. A cidade é cada vez mais mal governada. Quem se senta nas cadeiras da Câmara Municipal tem uma agenda própria de ambição política que não passa por servir a cidade. O estado em que tudo está mostra isso mesmo.
Uma cidade ao Deus dará, por Manuel Falcão.
Leitura complementar: Cheira mal, cheira a Lisboa.
Ainda hoje comentei com um aluno meu a diferença entre um ditador e um líder. Um ditador existe para ser servido enquanto um líder existe para servir! E aqui não se trata de servidão, mas sim de SERVIÇO ao próximo…serviço à comunidade!
E o Porto? Algumas zonas da cidade estão uma vergonha.
Os serviços de limpeza do Porto também fizeram greve durante uma semana?
Numa breve nota aos lisboetas:
Aproveite e comente com os seus alunos para não deitarem lixo no chão, desde as beatas aos papeis, etc…
Não é limpando que se muda, mas antes deixando de a sujar…
No que toca à recolha do lixo, ou à falta dela, tem de ser compreendida da mesma maneira de qualquer outra greve… o cheiro não me parece relevante o suficiente para ser descriminado quer positiva quer negativamente para o fim que aqui tencionam…
Falar mal por falar mal fica muito mal…
Pingback: Lisboa e Nápoles: o mesmo cheiro « O Insurgente
Não sei se o comentário (4) se dirige a mim, mas se reparar eu não ataquei a CML, uma vez que não vivo em Lisboa nem tenho conhecimento da realidade lisboeta de primeira mão nem dos acontecimentos lá relativamente ao lixo. Apenas limitei-me a comentar a observação “não passa por servir a cidade
Quanto aos meus comentários para com os meus alunos estimados alunos, eu procuro incutir neles o respeito pelos outros e pela propriedade alheia, que são princípios sem os quais a liberdade não é possível nem faz sentido. Explico-lhes da importância da liberdade, que é a primeira coisa que dá dignidade à conidção humana, e que todos os outros valores (amor, comunidade, trabalho, partilha, etc.) só têm “valor” quando partem da liberdade e do livre arbítrio.
Falo-lhes da importância da auto-confiança e da auto-estima…e indico-lhes que uma vez que o prefixo “auto” implica que é da sua única responsabilidade. Explico-lhes que são estas as qualidades que os levarão longe na vida, e que talvez a qualidade mais bonita que um homem pode demonstrar é a HUMILDADE…uma vez que os grandes não têm que anunciar que o são, têm apenas que o ser e que quem se aclama de grande geralmente é para esconder a sua pequenez!
Por isso, peço desculpa se ofendi alguém…que não foi esse o meu propósito, mas garanto que os alunos que levem aquilo que lhes procuro dar e deixem essas noções crescer dentro deles, não serão esses que deitem lixo no chão! Esses serão sim líderes…pelo menos das suas próprias vidas, ou como gosto de lhes dizer…que sejam líderes pelo menos da sua comunidade de UM!