Observações do observatório

Com base neste artigo acerca das margens dos distribuidores:

1) O “tom” do artigo parece apontar que “fazer dinheiro” continua a ser um dos pecados mortais em Portugal. O bom português é assalariado e as empresas são todas geridas por gente sem escrupulos que parece que querem lucros os malandros. Honrosas excepções obviamente para as empresas que têm prejuízo e que sobrevivem através de subsídios, essas obviamente são empresas que estão dispostas a continuar apenas a pensar no bem social dos trabalhadores.

2) Os contribuintes andam a pagar para que este observatório exista e nos faça revelações bombásticas sobre o dinheiro dos outros. Bem sei que os portugueses às vezes sofrem de um certo “voyerismo” mas será que nesta altura de crise não seria preferível poupar uns trocos e acabar com aquilo?

3) Eu conheço um tipo que mora ao lado do trabalho e que vende a mão de obra dele bastante cara. O malandro tem uma margem superior a 95% o que é uma vergonha nacional. Existe algum observatório para denunciar esta calamidade antes que o tipo comece com dumping (parece que resolveu um problema depois do horário de expediente e não cobrou) no mercado de trabalho?

4 pensamentos sobre “Observações do observatório

  1. Luís Lavoura

    O artigo parece-me disparatado, na medida em que faz supôr que a distribuição não tem custos e que todo o aumento de preço é lucro.
    A distribuição e venda têm elevados custos, que justificam em parte a diferença entre o preço pago ao produtor e o preço pago pelo consumidor.

  2. Dervich

    “Eu conheço um tipo que mora ao lado do trabalho e que vende a mão de obra dele bastante cara”

    Com mais de 1 milhão de desempregados no país não se arranja ninguém mais barato?

    “A distribuição e venda têm elevados custos, que justificam em parte a diferença entre o preço pago ao produtor e o preço pago pelo consumidor.”

    Já que tem havido grande preocupação com os custos do trabalho, convinha também que o observatório conseguisse responder qual é essa parte da diferença que se justifica, será esta aqui?

    http://clix.expresso.pt/lucros-acima-de-50-nos-produtos-agricolas=f723446

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.