Breivik faz saudação nazi antes do início do julgamento no Correio da Manhã
A saudação de extrema-direita foi a forma utilizada hoje por Anders Behring Breivik para cumprimentar as pessoas presentes no tribunal de Oslo no DN (depois de alterar o título que era igual ao do CM)
Anders Breivik Behring fez uma saudação de extrema-direita no JN
etc, etc
Entretanto o Partido Socialista português…
A do Partido Socialista é com braço esquerdo, não é?
E com o bracinho levantado.
Qualquer um diria que efectivamente é um saúdo nazi ou ultradireitista…mais enfim. Como em tudo, em isso também devera haver “especialistas” neste assunto.
Certo. Os comunistas é que levantam o punho direito.
E ainda por cima é uma saudação que não se tem a certeza se era mesmo usada em Roma: http://en.wikipedia.org/wiki/Roman_salute.
A saudação do Breivik não me parece nenhuma “saudação padrão” – nem é a fascista, com o braço estendido e mão aberta, nem a socialista/comunista, de punho levantado (e nenhuma das coisas é acidental – o braço levantado tem uma conotação de “heroismo militar” e o punho erguido de “povo revoltado”). O mais parecido que vejo é o juramento revolucionário no RALIS, em 1975 (que provavelmente foi já uma tentativa de sintetizar a estética militar com a revolucionária).
As saudações dos extremistas adeptos da intolerancia e da violencia assemelham-se todas !…
creio que na Noruega não é permitido por lei efectuar a saudação nazi, dai talvez tê-lo feito mas com o punho fechado… é uma espécie de 2 em 1!
Antonio,
deve ser isso, se tivesse feito a saudação de mão aberta arriscava-se a ser preso
“deve ser isso, se tivesse feito a saudação de mão aberta arriscava-se a ser preso”.
Isso, lá na Noruega. Por cá abaixo, até daría motivo para um post no Insurgente com felicitaçoes varias…
Esse animal deveria ficar fechado num buraco escuro o resto dos seus dias.
Posto isto, acho que se fosse de extrema-esquerda seria um coitadinho, teria vigílias como os presos de Guantánamo (o Obama ia fechar isso, não ia?), possivelmente teria a fronha em camisolas pelas festas do avante deste mundo.
neotonto, bem visto. A sorte do gajo foi ter cerrado o punho, assim não vai preso. E sim este blog e um bando de perigosos elementos da direita mais extrema que o mudno ja viu. Ha ate discussoes internas acerca da falta de fidelidade no corte
dos bigodes que orgulhosamente ostentamos 🙂
Volto a uma tema que já coloquei aqui diversas vezes. A equiparação insurgente do nazismo ao comunismo serve, queira-se ou não, para promover o nazismo; o facto de aqui já se equiparar a saudação do Breivik com o símbolo do PS é então apenas uma consequência básica do insurgismo, é um passo mais nessa direcção. A comparação do Breivik com o PS coloca a questão sobre se deve ao não o programa do Breivik ser tão tolerável quanto o programa do PS.
Erratum
leia-se: “se deve ou não (…)”
Afinal, essa saudação é capaz de vir de algum lado:
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=national%20bolshevism&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1024&bih=629&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=h3GMT_GUEMSm0AWVnZTKCQ#um=1&hl=pt-PT&tbm=isch&sa=1&q=national+bolshevism+fist&oq=national+bolshevism+fist&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=img.3…6226l7354l2l7880l4l4l0l4l0l0l0l0ll0l0.&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=34eb3f8b71006883&biw=1024&bih=629
O link correcto
Ramone : “A equiparação insurgente do nazismo ao comunismo serve, queira-se ou não, para promover o nazismo”
Pois eu acho que a preocupação obcessiva do Ramone em desmentir essa equiparação “serve, queira-se ou não, para promover” o comunismo !
Vocês nem conseguem disfarçar a vossa admiraçäo por um cobarde assassino fanático e fundamentalista religioso, que jurou “morte a todos os marxistas”… é triste!
Na Noruega, a direita democrática foi das primeiras a criticar o acto nefando, mas vocês… pelam-se pelo homem! Vai-se a ver, diz “morte a todos os marxistas” mas é comuna!
Bate inicialmente com o punho no lado esquerdo do peito e depois ergue-o. Um gesto típico da extrema direita do norte da europa, associado a uma confusão de ideias e historietas. Misturam o fascismo com as lendas dos cavaleiros teutónicos e lendas vikings…uma confusão
O tipo até tinha várias definido várias ordens de honra que aparentemente tinha entregue a si próprio.
“cobarde assassino fanático e fundamentalista religioso, que jurou “morte a todos os marxistas”
Cobarde não é. Quem se dispõe a morrer (ele acreditava que seria abatido), por algo em que acredita, é tudo menos cobarde.
Assassino, é. Matou dezenas de pessoas, a sangue frio e de forma intencional. Diria que existe até alguma psicopatia, dado o facto de ele não sentir qq empatia com as vítimas. Claro que é facil de entender que ele as julgava soldados do inimigo e sendo assim, agiu com puro ódio.
Fanático, depende. Lendo o seu manifesto, é patente que ele acredita, para lá de qq dúvida, que uma certa esquerda está a importar deliberadamente muçulmanos, para fins de engenharia social. Se eu acredito que alguém me quer matar e lhe dou um tiro em antecipação, chamar-me fanático é tecnicamente errado.
Fundamentalista religioso, não é claramente. Ele próprio o diz, reclamando-se de culturalmente cristão, como a maioria de nós, que nasceu e foi educado numa sociedade onde a moral cristã é dominante. E a sua vida real, tb não corrobora o retrato de “fundamentalista religioso”. O homem, bebia, drogava-se, fornicava, era maçon, não frequentava templos, enfim, a léguas de qualquer vida religiosa. De resto não são ideias religiosas as que fazem o core do seu manifesto.
JUrou morte a todos os marxistas? Sim. Definiu o pensamento marxista como destruidor da identidade do seu país e, numa escala mais larga, do Ocidente, e entende que a facilitação da importação de muçulmanos é um acto de traição. E acha que se trata de traidores que devem ser eliminados.
Em resumo, a análise que ele faz da situação é bastante sustentada. A ideia da conspiração parece-me paranóica. A “solução” que encontrou para o problema parece-me imoral e ineficaz.
Mas até nisso há uma perversão. O seu país tem recompensado o terrorismo. A Noruega fala com os movimentos terroristas muçulmanos, dá-lhes palco, reconhece-lhes legitimidade, subsidia-os.
Não é de admirar que alguém como Breivik seja levado a pensar que, uma vez que os seus políticos, se dispõem a ouvir o clamor de terroristas, então sendo ele tb um terrorista, ganharia tb uma voz.