O pensamento macroeconómico que ignora o mundo que nos rodeia

Em resposta a este artigo do Henrique Raposo, escreve Priscila Rêgo:

«Ou seja: na prática, e pelo menos ao nível do problema demográfico, não há rigorosamente nenhuma diferença entre um sistema contributivo e um sistema de capitalização. No primeiro, os trabalhadores cedem uma parte do seu salário aos pensionistas, sob a promessa implícita de que irão, no futuro, aceder a uma parte do PIB proporcional às suas contribuições; no segundo, cedem as suas poupanças a empresas (acções) ou Estados (obrigações), na esperança de ter direito a uma parte da produção destas entidades no futuro.»

Há um pequeno “pormaior” que escapa a este argumento: O sistema contributivo assenta em pagamentos coercivos que um determinado estado consegue impôr aos seus cidadãos. Ou seja, está limitado geograficamente à população residente num território bem definido. Se esse território estiver em decadência demográfica, e/ou económica, azarito. Um sistema de capitalização (além de ter associado capital acumulado, como refere o João Miranda) tem a liberdade de investir em activos nos mais variados territórios, presumivelmente que não padeçam da mesma decadência; com isto consegue diversificação de risco.

Apenas num cenário de envelhecimento global e declínio económico (sem aumentos de produtividade) se poderia afirmar a igual insustentabilidade dos sistemas de contribuição e capitalização.

Isto sem tecer considerações sobre a ética de um ou outro sistema, que já seriam outros quinhentos…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.