Brasil de portas abertas

Veja como vivem e onde moram os estrangeiros no Brasil, na IG.

Nos últimos anos, o Brasil tem se tornado um destino cada vez mais atraente para pessoas de todas as partes do mundo. Elas vêm por causa do crescimento econômico, da tolerância étnica e religiosa e também, claro, pelo jeito como se vive por aqui e pelas paisagens que podem ser apreciadas simplesmente colocando o pé para fora de casa, como é o caso do Rio de Janeiro.

Comparando os seis primeiros meses de 2010 e o mesmo período de 2011, o número de autorizações concedidos pelo Ministério do Trabalho para estrangeiros trabalharem no País cresceu 19%. Hoje, 1,5 milhão de pessoas nascidas em outras partes do mundo moram no Brasil. Esse número é maior do que a população de Porto Alegre e o equivalente a 0,8% da população total do Brasil.

Além disso, até meados da década de 2000, segundo estudo do governo dos EUA com vários países do mundo, o Brasil era um grande exportador de gente. Agora, o País atingiu o equilíbrio: o número de pessoas que entram e que saem é o mesmo. E a tendência, para os próximos anos, é que o saldo seja, pela primeira vez em décadas, positivo: haverá mais pessoas entrando do que saindo.

E depois mostra vários casos concretos, como este. Deixo também as infografias:

A nível da distribuição, nada de novo: Portugal lidera. Japão, Itália e Espanha seguem. Bolívia, Argentina evitam a crise.

2 pensamentos sobre “Brasil de portas abertas

  1. PedroS

    Achei graça à categoria de “outros” na infografia. Então os jornalistas da iG não sabem em que continente fica a Guiné-Bissau nem a Costa do Marfim? lamentável 😦 Memos para os mais exoticos da lista, só demora uns segundos no google para descobrir..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.