Nos comentários ao post que contém a análise de Murray Rothbard ao governo de Margaret Thatcher, o Miguel Botelho Moniz alerta para o facto de Rothbard estar enganado quando diz que no seu período de governo a despesa estatal aumentou em percentagem do PIB. Segundo o primeiro gráfico é possível verificar que em termos nominais a despesa esteve de facto ligeiramente a subir, mas isto deve-se ao crescimento económico e ao processo inflacionário.
Já em termos percentuais em relação ao PIB, como se pode ver no segundo gráfico, torna-se claro que durante o período “Thatcherite” (1979-90) a despesa estatal baixou consideravelmente. Desta forma, a não ser que ele tivesse tido acesso a dados consideravelmente diferentes destes, Rothbard errou neste ponto.
Margaret Thatcher diminuiu consideravelmente os gastos do Estado em percentagem do PIB.
ando a ler “Os anos de Downing Street- Memórias de Margarteh Tatcher, um calhamaço de 800 paginas e muitas dedicadas à luta para aguentar a libra, diminuir a inflacção e a despesa pública. No final do 1º mandato a despesa doe stado em percentagem do PIB reduziu-se em 5%. No final dos 2 mandatos esta descida acabou por inverter. O livro vale a pena ( até pelo preço ridiculo de 5€ na FNAC ) pela luta das ideias e principios que os conservadores tinham tantos complexos em aplicar, quando chegavam ao poder, e apenas uma vontade férrea e determinada ( e não arrogante ) conseguiu implementar.
O Mega Boom dos anos 80 e extração de petroleo ajudou a compensar as asneiras do aumento de impostos e de juros que destrui 30% da industria , com uma libra sobrevalorizada.
Esteve muito bem nas privatizações e na manutenção do Estado Social.
Criei uma pagina no google+ que fala sobre Margaret Thatcher , fala sobre seu governo, sua politica e a forma comque ela olhava para o povo, se voce quiser saber mais sobre ela visite minha pagina -> https://plus.google.com/u/0/b/106195202258384490262/106195202258384490262/posts