A velha utopia revolucionária

Milan Kundera, que sofreu na pele os efeitos do socialismo radical, disse que uma vida sem segredos, onde vida pública e privada são um só todo é um dos objectivos da velha utopia revolucionária, fascista ou comunista. Isto é muito simples: aquele que invade o espaço privado dos cidadãos, pode ter mais ou menos tiques totalitaristas, pode ser mais ou menos socialista, mas uma coisa não é de certeza: liberal. Se depois desta palhaçada do “enriquecimento ilícito” continuarmos a ouvir os lamentos de que ai!, o governo é neoliberal!, então sugiro que abram uma secção nas Novas Oportunidades dedicada à ciência e à filosofia política. Quanto aos mentores da lei, que devem estar muito orgulhosos da proeza, relembro que a democracia sem liberdade não é muito diferente de uma ditadura, e que os votos não lhes dão direito de devassar a vida das pessoas. Esperemos então que a Constituição ponha um termo a esta farsa, e que, no seguimento da reprovação, a Ministra da Justiça se demita e se afaste definitivamente do espaço público, já que não percebe onde está fronteira com o espaço privado.

Um pensamento sobre “A velha utopia revolucionária

  1. Paulo Pereira

    o Neoliberalismo não é uma ideologia liberal , por isso vemos o à vontade com que pressupostos “neoliberais” atacam os fundamentos do liberalismo.

    O neoliberalismo (Neotontismo) é uma ideologia que tenta impôr uma certa oligarquia como “lideres” naturais, uma espécie de escolhidos pelo mercado.

    E depois de chegaram ao poder, só lhes interessa a sua manutenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.