Lei da Cópia Privada ou taxa sobre multi-utilização

Contrariando muita da má interpretação corrente sobre o projecto lei 118, incluindo a do jornalista que conduz a entrevista, Rui Carneiro, o representante de uma associação empresarial ligada às tecnologias, explica aqui muito bem que a nova lei da cópia privada não está desenhada para proteger os autores de um crime de utilização ilícita da sua obra mas sim simplesmente para taxar a utilização lícita de uma obra adquirida legalmente.

O problema não é portanto que estejamos a ser acusados de crime ou taxados sobre uma acção potencial, o problema moral é mais forte do que isso: querem taxar-nos o direito de fruir de uma coisa pela qual pagámos.  «Se eu comprei uma música, é natural que depois faça uma cópia para o telemóvel ou para o mp3: tenho o direito de fruir dessa música», multi-utilização que hoje com os downloads não é meramente potencial mas sim condição integrante do meio digital.

Contrariamente ao slogan «existem cópias porque existem autores» que a deputada Gabriela Canavilhas se esforça por repetir, a cópia que é alvo de legislação no PL118 não existe porque existem autores mas sim porque alguém decidiu comprar a obra de um deles.

Anúncios

4 thoughts on “Lei da Cópia Privada ou taxa sobre multi-utilização

  1. essa canavilhas bate mal da cabeça…tal como o actual Ministro da Cultura que é um dos principais subscritores do acordo da escrita entre a Judearia Portuguesa e a Judearia Brasileira…! tinha que ser Judeu…aliás esta ideia só podia sair das mentes Judaicas dos Judeus que vivem em Portugal e no Brasil…Rabi, demite-te! Canavilhas, vai roubar outro lado…

  2. Zebedeu Flautista

    Já não chega a vassalagem do contribuinte ao lobby do betão tenta-se ordenhar até só ficar osso. Razão tem a malta da CGTP que se esta a regressar ao feudalismo!

  3. Pingback: Deco: Lei da Cópria Privada promove enriquecimento ilegítimo dos autores « O Insurgente

  4. Pingback: Um péssimo sinal: o regresso da lei da cópia privada « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s