A esquerda ANTI-ACTA

O eurodeputado Rui Tavares escreveu um panfleto informativo ANTI-ACTA em que conseguiu não usar nem uma única vez o conceito de propriedade intelectual, e usar uma vez o conceito de Direitos de Autor apenas para dizer que o acordo faz com que seja possível denunciar utilizadores que “possam” estar a violar direitos de autor. As aspas não são minhas, são mesmo do eurodeputado a insinuar que toda a maldade do ACTA se concentra no facto de este se basear falsamente na questão dos Direitos de Autor para melhor poder pôr em prática o seu obscuro plano de pôr fim à privacidade on line.

E se o ACTA fosse mesmo só um acordo internacional que permite que a já existente legislação de cada país sobre o que constitui crime contra os Direitos de Autor fosse efectivamente aplicada, alimentando o lobby da propriedade  intelectual, e defendendo genuinamente os autores contra a imoralidade totalitária dos consumidores, como votaria Rui Tavares?

Anúncios

9 pensamentos sobre “A esquerda ANTI-ACTA

  1. Vamos inverter a situação. Supondo que o ACTA existia por qualquer razão com a qual a Elisabete Joaquim concordava. Não estaria contra o facto de uma agência supra-nacional poder dispôr do policiamento do seu tráfego ao pressionar o seu ISP?

  2. elisabetejoaquim

    Como é que o Rui Tavares pode concordar com direitos de autor na internet e não concordar com a única maneira de cobrar a infracção aí que é saber a identificação do criminoso?

  3. Euro2cent

    > a identificação do criminoso

    Essa é fácil. São os conglomerados de “media”, desde a Disney à Hachette. Corrompem legisladores e compram as leis: os “copyrights” foram estendidos de 14 anos aos absurdos 90 (ou vida+75). Criminalizam brutalmente actos triviais, a ponto de crimes violentos serem menos punidos. E recebem a protecção policial e judicial do estado de graça, sem pagar um centimo sequer sobre o valor da “propriedade intelectual” segura.

    Mais qualquer dúvida, ao dispor.

  4. Euro2cent,

    Isso não responde à minha pergunta. Como é que se aplica direitos de autor na net sem recorrer a mecanismos que implicam a perda de privacidade do infractor?

    O ACTA não ascresenta legislação nenhuma sobre os direitos de autor, apenas uniformiza mecanismos para assegurar que as leis que existem em cada país são de facto cumpridas. Ser contra o ACTA com base de que os mecanismos são demasiado “brutais” é contraditório, os mecanismos apresentados estão no estrito respeito pela lei que protege direitos de autor.

  5. elisabetejoaquim

    Dos autores registados nas devidas associações de protecção da propriedade intelectual, associações essas que patrocinaram o ACTA.

  6. Mas eu não estou a perguntar ao Rui Tavares, estou a perguntar à Elisabete Joaquim se não se preocupa com o policiamento que vai recair virtualmente em cada cidadão do mundo (partindo do princípio que aceitava a propriedade intelectual, coisa que me parece não aceitar…)

  7. Euro2cent

    > Como é que se aplica direitos de autor na net

    Da mesma maneira que se protejem direitos de propriedade física. Tendo da parte da comunidade a noção de que essa protecção é parte integrante do bem comum, que só uma minoria infíma e infame se atreve a violar. Não há polícia que substitua isso.

    É raro ver o grito desinteressado de “agarra que é ladrão” na “propriedade intelectual”, por variadas razões. Porventura pela natureza ultra-minoritária dos detentores, mas muito também pela noção justificada de que os detentores são abusadores do bem comum, e ladrão que rouba a ladrão …

  8. Euro2cent

    Ah, já agora: também tenho uma boa maneira de proteger a propriedade fisica, na mesma veia que querem proteger a “propriedade intelectual”. Todos os seres humanos (supondo que não há cão, gato ou macaco capaz de roubar) passam a ser “chipados” e rastreados vinte e quatro horas por dia, com polícias encarregues de cruzar os seus movimentos com os locais e horas onde ocorreram roubos.

    Problema resolvido. Quando vai meter o chip, camarada?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.