um projecto de oposição

“Seguro diz que não é o momento para conflitos entre Belém e o Governo”, hoje no Diário Económico.

Bom, há já algum tempo que tenho para mim que o Presidente da República embarcou numa agenda política e pessoal que passa por se constituir como a oposição ao Governo, em particular se a vida começar a correr mal ao novo executivo (como, infelizmente, começa a suceder). Assim, as guerras recentes de que o Expresso nos deu conta esta semana são apenas mais um episódio, mas também a maior afronta ao Governo de PPC por colocar em xeque aquela que é a sua figura de proa: o Ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

Ora, António José Seguro, que chegou à liderança do PS pela sua astúcia política (e não propriamente pelos seus dotes técnicos), já percebeu a agenda pessoal que reside em Belém. E está assustado, como se comprova pelas suas afirmações de ontem. Seguro sabe que, caindo hoje o Governo, não teria qualquer chance em estabelecer-se como alternativa credível, em especial no seio de tantos jovens turcos dispostos a traí-lo à primeira oportunidade. Neste vazio de poder, Cavaco Silva seria, pois, a única alternativa institucional a PPC e, provavelmente, um Governo de cariz presidencial e marcadamente cavaquista suceder-lhe-ia. Assim, ao contrário de Abril passado quando Cavaco não impôs um executivo de iniciativa presidencial porquanto não o conseguiria dominar, agora, o Presidente da República seria, finalmente, dois num só: Presidente de direito e Primeiro Ministro de facto…

Mas, enfim, apesar de tudo, guardo ainda duas crenças (mas não muito mais do que isso). Por um lado, creio que o Governo, para já, não vai cair. E, por outro lado, creio ainda mais que as últimas gaffes do PR foram politicamente irreversíveis. Se isto cair, qual cavaquismo qual carapuça! Se isto cair, todos aqueles que no pós 25 de Abril nos conduziram até aqui – monstros ou mostrengos – cairão também.

Anúncios

4 pensamentos sobre “um projecto de oposição

  1. não vai cair, mas o Gaspar deve ir á vida…com o negócio ruinoso do fundo de pensões para o estado e a recusa do Estado em renegociar as parcerias publico-privadas…mas enfim…Gaspar é mais um Teixeira dos Santos, e isso está espelhado no seu Orçamento de Estado e nos números com que estruturou aquela fantasia designada por OE2012…mas fora isso, vamos vêr se o Governo vai enfrentar o posicionamento de Cavaco na questão da introdução de limites ao défice na Constituição e tal discussão só vai acontecer em Portugal se a “ratazana” do António José Seguro, na ultima reunião que teve com o Socretino II, Passos Coelho, deu sinal que o PS está disposto a discutir a questão…eu sinceramente, acho que Seguro é um aliado do Governo nesta matéria contra o Presidente da Republica…aliança maçónica vs Cavaco Silva…

  2. “E, por outro lado, creio ainda mais que as últimas gaffes do PR foram politicamente irreversíveis. Se isto cair, qual cavaquismo qual carapuça! Se isto cair, todos aqueles que no pós 25 de Abril nos conduziram até aqui – monstros ou mostrengos – cairão também.”
    .
    o que são as ultimas gaffes de Cavaco comparado com a descoberta que os principais lideres da Assembleia da Republica pertencem a organizações secretas…A Presidência da Republica deve ser a ultima a cair…é a unica Instituição do Estado liderada por um Cristão e deve fazer a transição do poder para os Cristãos…do novo regime…

  3. Lidador

    Sinceramente penso que o Ricardo Arroja vê demasiado cálculo político nas naturais falhas humanas.
    Cavaco tem uma idade avançada, não é tao maquiavélico como o RA parece acreditar e não estou a ver um homem com um tão elevado respeito pelo formalismo legal, a embarcar em golpes de estado constitucionais.

    Tesoura de Okham, caro RA. Cavaco abriu a boca, disse umas asneiras, alguns dos seus assessores enquistam, reagem pela calada, pior a emenda que o soneto.

    No fundo não passa disso. Uma inflamação que se resolve com gelo e tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.