Kadhafi, o defensor dos direitos humanos

Ousam duvidar? Podem ler o relatório d aONU, de 4 de Janeiro de 2011! Pasmem-se:

De acordo com o relatório da 16ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, datado de 4 de Janeiro de 2011, “a protecção dos direitos humanos era garantida na Líbia; isto inclui não só direitos políticos mas também económicos, sociais e culturais”. O documento vai mais longe e fala da “experiencia pioneira no campo da distribuição da riqueza e nos direitos de trabalho”.
A delegação da ONU que visitou a Líbia “observou que todos os direitos e liberdades” estavam, na Líbia, “incluídos de forma coerente num quadro jurídico consolidado. As garantias legais formaram a base para a protecção dos direitos básicos do povo. Além disso, os abusos que pudessem ocorrer eram tratados pelo sistema judicial e os responsáveis levados à justiça. O sistema judicial salvaguardava os direitos dos indivíduos e era apoiado por outras entidades, acima de tudo o gabinete do Ministério Público.”

E já agora, para uma notícia mais séria

7 pensamentos sobre “Kadhafi, o defensor dos direitos humanos

  1. ruicarmo

    Ricardo, a Síria também tem estado em plano de destaque. Mas os exemplos não ficam por aqui. Por exemplo, a Coreia do Norte preside a uma comissão sobre desarmamento. É o circo.

  2. Se o relatório é isto [pdf] – e parece-me ser, já que aparece lá a tal passagem, no “ponto 11” – convém notar que isso é a “Presentation by the State under review”, isto é, o que o governo líbio diz de si próprio (era pouco provável que fossem dizer “nós violentamos brutalmente os direitos humanos”).

    E parece-me que o “i” confundiu-se quando fala na “delegação da ONU que visitou a Líbia” – a “delegation” referida no tal relatório é uma delegação líbia que se deslocou à ONU (se forem à ultima página, aparece lá a composição da delegação – são os embaixadores libios aqui e ali).

    Podemos é interrogar-nos qual é o sentido da ONU pedir aos países membros para fazerem relatórios sobre si próprios…

  3. Ricardo Campelo de Magalhães

    Rui, Coreia do Norte preside a uma comissão sobre desarmamento? A sério? 😮

    Miguel, Só o facto de o terem considerado para o prémio…

  4. Zebedeu Flautista

    Já que se fala na Coreia do Norte para quando a invasão? Não me parece haver regime mais desprezível e miserável que aquele de momento mas como nem broculos tem…
    .

  5. “Miguel, Só o facto de o terem considerado para o prémio…”

    Mas qual prémio?

    Efectivamente, lendo o “i” lá falam num prémio; mas lendo o relatório não achei nada sobre “prize” ou “award” (mas admito que poderia estar com outra palavra)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.