O que faz o destino

O fim de Kadhafi foi escrito pelo próprio e  a sua forma não antecipa um novo ciclo primaveril de paz e prosperidade. Talvez não seja o timing ideal mas convém (re)lembrar os responsáveis pelo apagamento dos crimes do ditador líbio, mesmo correndo o risco de esquecer alguns, aqui fica uma pequena lista de bons amigos do execrável coronel: Tony Blair, Silvio Berlusconni, Zapatero, José Sócrates, Chávez, Mugabe, Obama, a velha esquerda  e a ONU. A propósito desta organização internacional, destaco este apontamento:

“It’s time for the UN to formally apologize for having legitimized Gaddafi’s regime by electing Libya to its Human Rights Council last year, to the Security Council in 2008-2009, and as General Assembly president in 2009,” said Hillel Neuer, executive director of the Geneva-based watchdog organization.  “The UN should also apologize for choosing Gaddafi’s regime to head the planning of its 2009 world conference on racism, and for designating Col. Gaddafi’s daughter Ayesha a UN Goodwill Ambassador.”

6 pensamentos sobre “O que faz o destino

  1. Manuel Silva

    Obviamente que quem fez esse comentário sabe muito pouco sobre a ONU. A ONU pouco mais é do que um secretariado. É a Assembleia Geral, ou seja, o colectivo dos governos mundiais quem tem que ter vergonha do passado.

  2. lucklucky

    A ONU é a organização onde gente pouco recomendável – como Kadafi- é legitimada.
    É para isso que existe.

  3. Fernando S

    rui carmo : “… uma pequena lista de bons amigos do execrável coronel: Tony Blair, Silvio Berlusconni, Zapatero, José Sócrates, Chávez, Mugabe, Obama, a velha esquerda e a ONU.”
    .
    Bom … mais um caso de um ditador derrubado que, enquanto no poder, teve relações diplomaticas e economicas com paises e governos ocidentais e democraticos …

    Concordo com o Rui Carmo que estas relações não foram momentos felizes das diplomacias de paises e governos que tinham e teem o dever moral de ter em conta a situação dos direitos humanos nos diferentes paises com quem tratam. Sem duvida que é importante rever os limites aceitáveis de uma necessária “real politic”.

    Mas convém também lembrar que não foram apenas estes os dirigentes ocidentais que se “acomodaram” com Kahdafi. Muitos outros avalizaram relacções com o seu regime e varios deles apareceram em fotografias comprometedoras cumprimentando efusivamente o coronel em visitas à Libia ou recebendo-o nos seus proprios paises. Lembrando apenas alguns nomes sonantes (escolhi propositadamente 3 de “direita”, que se podem adicionar ao de Berlusconi, mas há muitos mais, sobretudo de “esquerda”) : José Maria Aznar, Nicolas Sarkozy (que agora se redimiu … como Berlusconi, de resto), George W. Bush. Pois é, apesar de, tanto quanto me lembre, Bush nunca se ter encontrado com Kahdafi (mas Condoleza Rice fez a viagem de Tripoli), não deixou de enviar mensagens felicitando-o por ter abandonado o programa nuclear e por se opor ao terrorismo da Al-Qhaeda. O que até foi verdade !…

    Também me parece algo excessivo colocar na mesma lista e no mesmo plano, por um lado, os nomes de governantes ocidentais que por oportunismo e fraqueza de principios trataram com Kahdafi (incluindo aqui naturalmente Obama e Sócrates), e, por outro lado, aqueles outros paises, governantes e organizações pouco amigas da liberdade e da democracia (como Chávez, Mugabe, a velha esquerda e muitos dos paises da ONU, começando por quase todos os africanos – a Africa do Sul – e não esquecendo a Rússia e a China) que, de algum modo, e mesmo que em diferentes graus, lhe manifestaram simpatia ideológica e lhe deram um apoio político e material efectivo, nalguns casos desde sempre ou desde há muito.

  4. neotonto

    “Tem toda a razão.no que escreve.
    Obrigado pelo seu comentário”.

    Nao sei se felicitar ao FS pelo seu comentario ou o Rui Carmo porque aceitou as correçoes…

    E feito isto será que isto passou porque o Ruicarmo é um fanático ou tem mas de ignorante?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.