Do Ouro (7)

Na passada quarta-feira, Ben Bernanke anunciou a operação Twist. Basicamente, o FED irá vender títulos de dívida de curto prazo (fazendo aumentar a yield) e comprar dívida de longo prazo (baixando a yield). É conhecida a relação do ouro com as taxas de juro reais, embora não seja muito claro a que prazo. Se a maioria dos investidores em ouro fossem investidores de longo prazo, utilizando o ouro para se resguardarem contra a inflação, seria de esperar que o preço do ouro subisse após o anúncio do FED. Pelo contrário, desde o anúncio de Bernanke já desceu mais de 10%.
O ouro, assim como os títulos do tesouro Americanos, parece ser apenas um refúgio de curto prazo para investidores à espera de melhores dias. Os dois activos são competidores directos, sendo que quando o FED anunciou a descida do preço do segundo, o primeiro seguiu o mesmo caminho. Na minha opinião, tanto um como outro subiram depressa demais nos últimos anos, numa bolha de risk-aversion. No longo prazo, a grande diferença entre os dois activos é que o preço do ouro (em dólares) tenderá para o infinito, estando apenas em questão a velocidade dessa tendência; já o valor das obrigações americanas provavelmente tenderá para zero.

Da mesma série: Do Ouro, Do Ouro (2), Do Ouro (3), Do Ouro (4), Do Ouro (5), Do Ouro (6)

15 pensamentos sobre “Do Ouro (7)

  1. Luís Lavoura

    Muito se preocupa o Carlos com o preço do ouro. Faria melhor em preocupar-se com o preço do cobre (que também tem aumentado brutalmente nos últimos anos, aliás tem aumentado bastante mais do que o do ouro), do alumínio, do petróleo ou de qualquer outra coisa útil.

  2. Ricardo Arroja

    Caro Carlos,

    Bom post, mas creio que o ouro tem sido um hedge contra a fraqueza do USD, nomeadamente contra a fraqueza do USD contra o euro (nessa luta titânica pelo estatuto de principal reserva mundial). Com o euro a caminhar para um cenário de saída dos seus elos mais fortes, o dólar ganha a luta e o ouro deixa de ser tão relevante.

    Além disso, o preço do ouro foi também muito exponenciado por fluxos especulativos associados aos ETF’s sobre ouro e afins. Assim, qualquer movimento correctivo de alguma magnitude, como aquele que vimos nos últimos dias, auto-alimentar-se-á na medida em que as “weak hands” (aqueles que entraram nos máximos) serão abanados do mercado. Mas, tendo em conta a filosofia global dos Estados Unidos, um dólar deslizante é o que serve melhor os seus interesses, ficaria muito surpreendido se o preço do ouro, após esta volatilidade presente, não tentasse um regresso aos máximos. Aliás, hoje já houve até um shake-out…o mínimo intra diário do ouro foi nos 1500’s e já está novamente acima de 1600.

  3. Paulo Pereira

    Porque é que o valor das obrigações americanas tenderá para zero?

    O dolar tem estado desde 2007 numa trading range contra o Euro e o deficit corrente dos EUA está a diminuir desde esse ano !

  4. Carlos Guimarães Pinto

    Luis, obrigado pelo conselho.

    Ricardo, eu estou completamente de acordo com o que dizes no segundo parágrafo. Ao longo destes posts tenho defendido que o ouro tem subido depressa demais porque as subidas consecutivas trouxeram investidores com um perfil diferente do normal investidor em ouro. Como activo de refúgio visando a manutenção de valor, o ouro não deveria ter este tipo de volatilidade. Provavelmente já terá deixado de ser um investimento conservador.

  5. Carlos Guimarães Pinto

    “Porque é que o valor das obrigações americanas tenderá para zero?”

    Porque é denominado em dólares.

  6. Carlos Guimarães Pinto

    Paulo, se lêr os meus posts anteriores sobre o ouro perceberá porque é que o seu comentário faz pouco sentido. A questão não é se o ouro vai subir mas a que velocidade isso irá acontecer, e isso só dependerá da velocidade a que o dólar for desfeito por políticas monetárias “expansionistas”.

  7. Paulo Pereira

    Carlos,

    Se você ler os seus próprios comentários e de outras pessoas sobre este tema, verificará que o consenso actual é que o ouro subirá ou não dependendo de vários factores, parecendo até que o efeito dos juros baixos nos EUA está no fim, por isso é uma caricatura sem substância vir com a frase que o valor das obrigações dos EUA tenderá para zero em termos de ouro.

    Já muitos especuladores crentes na lengalenga hiperinflacionista perderam biliões ou centenas de biliões com essa teoria sem sentido nos ultimos 3 anos.

  8. Carlos Guimarães Pinto

    Paulo, daí a minha consideração “no longo prazo”. A questão é a de saber quão longo será esse prazo e a que velocidade chegaremos lá. Eu considero que a velocidade poderá ter sido rápida demais nos últimos anos, o que não quer dizer que não se chegue lá de qualquer forma. No nosso tempo de vida, ou não.

  9. Carlos Guimarães Pinto

    já agora, Paulo, quantos dólares acha que valerá uma onça de ouro daqui a 100 anos? Conhece alguma moeda fiduciária que num período suficientemente longo tenha subido de valor em relação ao ouro? Eu respondo-lhe: nenhhuma. No longo prazo, todas as moedas fiduciárias valem zero e o dólar não é excepção.

  10. Paulo Pereira

    Vou-lhe explicar como boa hipótese fazer para que o ouro não suba contra o dólar, mas claro que é uma hipótese que dificilmente será posta em prática devido á ignorância dos economistas :

    a) EUA reduzem os impostos sobre as empresas (IRC) e sobre o trabalho (S.Social) para um valor 50% abaixo do actual

    b) economia dos EUA cresce sem aumentar muito o deficit corrente porque o custo do trabalho e das empresas desce

    c) desemprego desce e economia cresce ainda mais, juros sobem, ouro desce

  11. Paulo Pereira

    Num prazo acima de 20 anos talvez concorde, mas não é um prazo que tenha significado em termos de gestão de fundos.

    No entanto estou mais optimista que você em relação ao médio prazo no ouro porque a sua subida não tem nada a ver com o dolar, mas sim por um rebalancemanto de portfolios numa época de juros baixos, devido ao baixo crescimento, devido ás lengalengas austeritárias que dominam a profissão dos economistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.