O que vamos fazer com as Regiões Autónomas?

 

Além da irresponsabilidade política que grassa na Madeira, existe um problema na maioria das vezes esquecido: a impossibilidade de quem paga as obras na Madeira não poder castigar os governantes daquela ilha. Se parte das receitas da Região Autónoma advêm de transferências do governo central, quem paga não bufa. Lembram-se daquele princípio básico para qualquer sociedade democrática? No taxation without representation. Em Portugal, e no que diz respeito à Madeira e ao financiamento das autarquias locais, não existe.

É importante que nos demos conta do seguinte: esta crise não põem apenas em causa o euro e, com ele, a União Europeia. Questiona a própria organização do Estado português. Atenção que não sou contra a existência de Regiões Autónomas. Apenas entendo que a auto-suficiência financeira é obrigatória para que haja verdadeira autonomia política. Se não percebermos isto, não me admira que ainda venhamos a discutir o fim das Regiões Autónomas.

Anúncios

4 thoughts on “O que vamos fazer com as Regiões Autónomas?

  1. lucklucky

    Precisamente. E o mesmo para as Câmaras Municipais. Que aliás devem ser definidas pelas populações com as pessoas a poderem escolher quando estão na fronteira e a sua existência.

  2. JS

    A propósito de “acabar e fundir” divisões territoriais.
    E no Continente, também, #3 “… a poderem escolher …” ao grupo regional/cultural/social/administrativo a que querem aderir?.
    Porque não sufragar as preferências das populações -na sequência de uma campanha de esclarecimento, os prós e os contras, levada a cabo com os paladinos dos diferentes interesses- também no Continente, localmente. Não sería isso a Regionalização?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.