Madeira: a nossa Grécia?

“A dívida global da Madeira ascende a cerca de 5 mil milhões, valor que representa mais de três vezes o orçamento anual da região autónoma (…) o que significa que a dívida estimada do arquipélago é superior ao valor da tranche de empréstimo entregue ontem pelo FMI a Portugal: 3,98 milhões”, na edição de hoje do Diário Económico.

É crucial que os resultados da auditoria à Região Autónoma da Madeira sejam conhecidos quanto antes e obrigatoriamente antes das eleições regionais do próximo mês para saber até que ponto foi o descalabro orçamental de Alberto João Jardim. E, sobretudo, para ver até que ponto foi a negligência da própria República que, como está visto, fez de conta. Note-se o seguinte: de uma dívida pública directa de 1.000 milhões (o número oficial do Governo Regional) já vamos, afinal, em 5.000 milhões…Enfim, por este andar, quem acabará por ter razão serão os pobres rapazes (e raparigas) do tão ostracizado Diário de Notícias da Madeira que, a exemplo do que referia ontem uma peça do jornal Público, têm apontado os 7.000 milhões de euros como o “verdadeiro” fardo madeirense. Se assim for, esses 7.000 milhões representarão uma dívida per capita de quase 30 mil euros, ou seja, mais de 50% superior à dívida per capita dos desgraçados, e colaboracionistas (!), continentais!

5 pensamentos sobre “Madeira: a nossa Grécia?

  1. Paulo

    “É crucial que os resultados da auditoria à Região Autónoma da Madeira sejam conhecidos quanto antes e obrigatoriamente antes das eleições regionais do próximo mês….”

    A divida até podia ser de 14 mil milhões de euros que Alberto ganhava na mesma. Talvez não consiga uma maioria absoluta, talvez…

  2. Pingback: Madeira: a nossa Grécia? (2) « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.