Pílulas e receitas

Para poupar tempo e dinheiro o que boa parte das mulheres faz é comprar a pílula sem receita médica. Aliás e não por acaso a venda da pílula sem receita médica foi apresentada como uma vitória das mulheres e do planeamento familiar.

Helena Matos está claramente mal informada e enganada.

A “vitória” que refere é uma vitória “das mulheres e do planeamento familiar” que nunca existiu, já que a generalidade (diria até a totalidade) das pílulas contraceptivas é de prescrição obrigatória (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10).

Se as farmácias as vendem sem a respectiva receita médica, isso é todo um outro problema (que não está restrito às pílulas contraceptivas), que não invalida que tal facto seja irregular e uma ilegalidade.

Já que volto ao tema, também não posso deixar de constatar com alguma surpresa e com alguns pingos de estupefacção o despontar a que tenho assistido desde ontem de uma verdadeira legião de novos e aguerridos defensores e fãs da instituição “centros de saúde”, e de um modelo de prestações (incluindo comparticipações, prescrição e entrega de medicamentos) no âmbito do SNS totalmente circunscrito às instalações públicas.

Aliás, depois de muitos deles terem vindo a público no passado defender a proposta de revisão constitucional do PSD e criticar veementemente a possibilidade de se verem reduzidos ou eliminados os descontos em sede de IRS relativos a despesas de saúde (eu sei, foi noutros tempos), assinalo com particular estupefacção estas evoluções.

4 pensamentos sobre “Pílulas e receitas

  1. Pável Rodrigues

    Não sabe se as farmácias podem vender um medicamento de prescrição obrigatória sem receita médica, ou não quer saber? Mas olhe que é exactamente aí que está a diferença. Entre o país do faz de conta e o país real.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.