A governar para a rua árabe

O que ganha a Turquia com uma outra guerra?

31 pensamentos sobre “A governar para a rua árabe

  1. Luís Barata

    Mantém a dignidade. Na Europa, a última vez que um político alemão criticou a judiaria foi obrigado a demitir-se. Já vai sendo tempo de alguém lhes pôr limites e talvez não seja mau lembrarmo-nos do significado que a palavra «judeu» teve, durante milhares de anos, em todos os diccionários de muitos países.

  2. tric

    Se Portugal reconhecer o novo Estado Palestiniano…os navios Turcos estarão a navegar em àguas territoriais palestinianas…Se Portugal não reconhecer o novo Estado Palestiniano, ficar no limbo…e os Israelitas atacarem os Turcos em àguas territoriais palestinianas então …

  3. ruicarmo

    Ainda bem que não se trata do ego do PM turco mas da crescente importância de Portugal no reconhecimento das águas palestinianas.

  4. tric

    “Ainda bem que não se trata do ego do PM turco…”

    ego!!?? só se for o do Primeiro-Ministro Israelita, que se recusa a pedir desculpas…por questões de ego!

  5. ruicarmo

    Caso não seja o Ego de Erdogan -o Egodogan- então é só fumaça. O que não abona muito a favor do PM Egodogan.

  6. lucklucky

    Ganha muito. É aliás um ganho fácil por gente como Luís Barata e Tric.
    Não há nada digno nesta Turquia. Que aliás recusa a independência dos Curdos – que só estão em guerra porque não têm liberdade, não porque reclamem toda a Turquia- censura youtube & etc e ataca quem fala do genocídio arménio.
    Ataturk era um fascista e o estado fascista é agora aproveitado pelos islâmicos.

  7. tric

    “Não há nada digno nesta Turquia. Que aliás recusa a independência dos Curdos – que só estão em guerra porque não têm liberdade, não porque reclamem toda a Turquia- censura youtube & etc e ataca quem fala do genocídio arménio.”

    E hà tudo de digno em Israel…

  8. ruicarmo

    “Olhe está aqui uma amostra do assinalável ego do cavallheiro, a brincar no seu (?) quintal: ”

    os Portugueses já lidam com os muçulmanos à seculos, dispensam da ajuda dos judeus para lhes ensinarem a lidar com eles! ”

    Deve estar um bocadito confuso. Quando pela segunda vez, evoca os portugueses para uma decisão exclusiva do pm turco.
    O quintal a que me refiro e linkei fica em Chipre. O quintal é apenas reconhecido pela Turquia que tem feito por lá admirável obra de restauro.

  9. tric

    “O quintal é apenas reconhecido pela Turquia que tem feito por lá admirável obra de restauro.”

    não devia ser muito diferente se lá estivessem os Judeus…

    o que eu acho estranho, muito estranho, é que a Assembleia da Republica não discuta o assunto…mas deve estar relacionado com a troika…

  10. ruicarmo

    O “devia” é porque acha ou porque sabe de alguma coisa?
    No resto e de facto, o ridículo não tem limites.

  11. tric

    ” O “devia” é porque acha ou porque sabe de alguma coisa? ”

    O Grande Libertador, segundo os Judeus, foi Napoleão Bonaparte…o gajo que mandou chacinar os cristãos portugueses!

  12. tric

    “No resto e de facto, o ridículo não tem limites.”

    pois não…Portugal e os Gregos em Banca-Rota…e os Judeus com dinheiro para uma Guerra…Portugal devia informar os Turcos, que tambem quer participar nessa missão de combate à pirataria…

  13. Ricciardi

    Então mas, afinal, o bloqueio a gaza não foi considerado legal. Se é legal quer dizer que só lá podem entrar navios que deixem verificar que o conteudo que levam não é militar. Se a Turquia quer furar o bloqueio considerado legal pelas leis internacionais, então estará em transgressão. Se está em transgressão e mesmo assim quer continuar, só se justifica como uma provocação; provavelmente, o ego do PM turco está ofendido, porque os israelitas não pediram desculpa por terem travado um navio que não era humanitário.
    .
    O que diriam os Turcos se Israel enviasse uns navios ‘humanitários’ para o Curdequistão? e para o Chipre?
    .
    Isto, sem prejuizo do mérito do bloqueio a gaza. Coisa má, de facto, em termos humanos. Mas absolutamente necessário para conter o numero de armas que entravam e que serviam básicamente para atentados contra Israel.
    .
    A coisa é simples de resolver. Israel é um estado de direito. Se os palestinianos, e arabes em geral, reconherem o direito do povo israelita à vida e auto-determinação (como de resto eles próprios reclamam), tudo pode ser resolvido. Mas as declarações vão em sentido contrario. Alguns pretendem mesmo aniquilar Israel.
    .
    Rb

  14. lucklucky

    Fresquinho:

    Turkish Academy of Sciences to lose its independence
    September 9, 2011 by Lin Edwards

    (PhysOrg.com) — Members of TÜBA, the Turkish Academy of Sciences, are threatening to resign en masse in order to fight a decree issued by the government of Turkey that would strip the Academy of its autonomy.

    The decree, issued on 27th August, which was just after the start of a nine-day holiday in Turkey, says that one-third of the members of the academy will now be appointed by the government and a further one-third by the Council of Higher Education, which is also a government body. Only the remaining one-third will be elected by current members. The president and vice-president of the academy will in future be appointed by the government rather than by sitting members. In addition, honorary members will lose their voting rights and the age at which members are deemed honorary will be reduced from 70 to 67.(…)

    http://www.physorg.com/news/2011-09-turkish-academy-sciences-independence.html

  15. Luís Barata

    Eu nao conheço bem o presidente turco, mas tenho simpatizado com a sua pessoa porque tem demonstrado ser um homem de coragem e com argumentos. Mas conheço bem os judeus e creio que me consegui libertar dessa incessante propaganda que, através da escola, televisão, cinema, bem pensantes, etc, tem mantido muita gente por esse mundo fora mentecaptada.
    É por demais evidente que, tanto aqui como em muitos dos circulos liberais por esse mundo fora – que não são tão liberais como julgam – temas como Israel, aquecimento global ou a própria tecnologia, sofrem frequentemente de prejuízo.
    Cingindo-me a este caso concreto, e pondo de lado milhares de anos de poucas vergonhas descritas por homens de inquestionável seriedade, é quase infantil demonstrar o vil comportamento que os judeus têm tido nestes últimos decénios. E é tão infantil, que há já muitos judeus a alertar para as terríveis consequências de todas as mentiras, soberba, esperteza saloia etc, que têm sido praticados. “A industria do holocausto” é um desses livros de um judeu bastante conhecido.
    A atitude turca é apenas o reflexo de algo evidente para os mais atentos: Os judeus que vivem em Israel estão fortemente corrompidos e vão sofrer as consequências dessa corrupção. Corromperam-se pelo dinheiro que lhes chega e chegava do EUA mas principalmente da alemanha; Corromperam-se por viverem lado a lado com povos primitivos; Por serem demasiado poderosos; pela caridade de outros judeus espalhados por esse mundo fora; pela espionagem industrial que fazem; pelos monopólios que detêm como é o caso da De Beers; pelas sociedades secretas que promovem e incentivam; enfim, poderia estar aqui a noite toda a enumerar.
    Ora estarem aqui a defender os judeus – ou mais correctamente a atacar os povos primitivos que os odeiam – só porque a esquerda costuma estar do lado dos selvagens dos muçulmanos, não dá muito boa conta a favor da independência mental de alguns membros deste blog. É fora de dúvidas que a esquerda e os muçulmanos têm muito que seja criticável. Mas os outros também; e por aqui isso raramente se nota.

  16. ruicarmo

    Luís Barata, tanta letra mais ou menos junta. Bastava ter tido “Eu nao conheço bem o presidente turco” ” Mas conheço bem os judeus”..
    Não deve ter mãos a medir, com tanto e tão bom conhecimento.E isso “nota-se”.

  17. lucklucky

    Erdogan com coragem e argumentos? Coragem seria ter criticado todas as ditaduras árabes, o regime Sírio sem legitimidade ali ao lado mata milhares, coragem seria ter quebrado o medo turco do curdo, argumentos não tem nenhum, o truque é inventar um inimigo externo para desviar as atenções para o AKP controlar o País via Governamentalização de toda a sociedade. Mussolini e muitos outros fizeram este truque velho.
    Erdogan tem estado a ver onde até onde os EUA desceram. Erdogan pode vir a ser o prego final no caixão de Obama.

  18. Luís Barata

    Sr. Ruicarmo, pedia-lhe que utilizasse argumentos, que é o que eu procuro fazer. Se algo do que escrevi o melindrou, peço-lhe desculpa.

  19. ruicarmo

    Luís Barata,
    fiquei esmagado com o seu argumento “Eu nao conheço bem o presidente turco,… mas conheço bem os judeus…”

  20. Luís Barata

    Não é dificil ter argumentos contra as atitudes de Israel. Basta olharmos um mapa de Israel dos últimos 60 anos… Eu vou dizer isto até com alguma admiração pelos judeus: os colonatos, as fronteiras, a faixa de Gaza, os muros etc. é algo que só os judeus conseguiriam fazer, fazendo-nos acreditar que é real e que não é nenhum jogo de computador…
    Israel é muito poderosa, e haver alguém com um cargo de responsabilidade que lhe diz certas coisas não é comum. Diz, e faz. Mas como eu disse, não o conheço bem.
    Esses truques de que fala podem até ser verdade e tudo isto poderá estar a ser feito por esperteza saloia. Mas tenho muitas dúvidas de que a Turquia esteja a piorar, como país. Desde a segunda guerra mundial que beneficiam das estreitas relações que mantêm com a Alemanha e aparentemente têm melhorado. Isto vê-se até pela fisionomia de uma parte dos turcos que, em relação à maioria dos muçulmanos , deixaram de ter aquele ar sinistro e cadavérico que os olhos cavados e negros costuma conferir aos habitantes desta zona do planeta.
    Para si, Salazar e Pinochet, eram bons ou maus?

  21. Luís Barata

    Sr Ruicarmo, não seja pateta, pois já lhe pedi desculpa se o ofendi. Sabe perfeitamente que o texto tem lá argumentos. Podem não ser irefutáveis, mas são argumentos.

  22. ruicarmo

    Luís Barata,
    o El Mundo está errado, foi um virus poderoso da Mossad. Quem ameaçou a Turquia foi Israel. E como sabe, Israel tem tudo a ganhar com uma guerra com a Turquia.
    Da minha parte, fica registada a mudança fisionómica de boa parte dos turcos, provavelmente fruto do simples contacto (ou algo mais, quem sabe?) com os alemães, desde 1945. Pena é que nem todos possamos ter esses felizes contactos por forma a deixarmos “de ter aquele ar sinistro e cadavérico que os olhos cavados e negros costuma conferir aos habitantes desta zona do planeta.”.
    Sobre os dois ditadores, deixe que lhe diga achei a pergunta tão boa, quanto útil. Respondendo-a, não os queria para nada.

  23. Luís Barata

    Sr. Ruicarmo, vou-lhe responder apenas por educação visto que está intratável…
    Esse seu comentário sobre a fisionomia… A observação fisionómica é utilizada por todos os romancistas e por muitos artistas. Sem ela, jamais Eça ou Camilo conseguiriam descrever a sociedade portuguesa com a verdade com que o fizeram. Até é, aliás, estudada como ciencia e como arte. Isto só pode causar espanto ao homem moderno que tudo quer intelectualizar. Há, de facto, aspectos da educação onde a literacia nunca chegará…
    Mas para me servir de um assunto que dispense a fisionomia – que requer virtudes que a escola não dá – olhemos para os dois denominados «ditadores», apesar de a pergunta não ser para si. Ditador é o que dita as leis. No governo de um, só existe monarquia ou tirania. Os dois senhores ou eram um, ou eram outro. caso tivessem sido bons eram monarcas; maus, tiranos. Não vou estar agora a discutir se eram monarcas ou tiranos, mas talvez interesse a este blog saber que tanto um como outro contrataram liberais a sério para o ministério da economia. Salazar, um francês que depois De Gaulle contratou face ao sucesso que tinha tido por cá. E Pinochet contratou os famosos «chicago boys» que também tiveram um grande sucesso no Chile tornando-o em termos relativos o país mais rico da America latina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.