Quem é o pai da criança?

(…) Mas para que serviu então o Plano da Matemática? Para nada. Ou melhor, serviu para encher as escolas com mais burocracia. Um plano destes traz sempre consigo milhares de papeis: diagnósticos, estatísticas, estratégias, implementações, avaliações, reflexões, reformulações, actualizações, etc.
E por que não teve os efeitos anunciados? Pelos motivos do costume: é um plano de cariz estalinista, centralizado, minado pelo eduquês, pelo politicamente correcto e pela burocracia.
Para além destas características já de si perniciosas, o Plano não teve em conta outros dois importantes factores: o 1º ciclo do ensino básico e a indisciplina. Nada se alterará no ensino em Portugal sem que se mexa nestes dois aspectos. Em relação ao 1º ciclo as orientações terão de ser para um ensino exigente da Língua Portuguesa e da Matemática – bases essenciais para os restantes ciclos de ensino. No que diz respeito à indisciplina, se não for combatida podem criar os planos que quiserem que estes não alterarão um átomo nas aulas e muito menos nos resultados. Como a indisciplina não faz parte das verdades oficiais que têm dominado o ensino em Portugal, é natural que qualquer Plano saído das luminárias do ME não a tenha em conta.
Este é aliás um dos grandes motivos pelos quais nada parece resultar na área da Educação. A nomenklatura eduquesalurdesrodriguista que está instalada nos confortáveis gabinetes da 5 de Outubro e que está a anos-luz das salas de aula, é que decide tudo o que se faz e não faz no ensino.  Por isso tudo o que conceberem não terá qualquer impacto no sistema.
Nota de rodapé: Para o próximo ano lectivo,  os alunos   do 4º ano em diante serão sujeitos a exame nacional de português, segundo o novo acordo ortográfico. Será igualmente um sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.