Paciência e sentido crítico

«O governo está em funções há duas semanas e os críticos já planam por todos os lados (…) Se era de esperar que a claque socrática demonstrasse uma inequívoca amnésia em relação a tudo que nos conduziu até ao pedido de ajuda externa, reparo que alguns à direita, lendo por aí uma certa blogosfera, nem sequer dão o benefício da dúvida ao governo da coligação PSD/CDS (…) Quem à direita andou anos a pedir um governo destes agora devia ter mais paciência. Porque se pensam que se acaba com o socialismo asfixiante que tem governado Portugal em algumas semanas estão muito enganados.»

O texto acima é retirado de um post do Nuno Gouveia e creio ser bastante representativo do pensamento de muitos apoiantes da coligação PSD/CDS que estão surpreendidos com a forma rápida como outros apoiantes da mesma coligação começaram a criticá-la. Seis anos de “socratismo” parecem ter incutido no subconsciente das pessoas a ideia de que quem apoia não deve criticar. Que José Sócrates tenha conseguido secar o PS e reduzido o sentido crítico dos seus apoiantes ao mínimo não significa que o mesmo tenha de ocorrer com o novo governo. Vamos por partes:

  • Passos Coelho é de longe preferível a Sócrates; mas parte considerável desta preferência advém do juízo estratosfericamente negativo que eu e mais uns milhões de portugueses fazem deste último. Passos Coelho tem por isso que fazer prova de que é mais que um mero “anti-Sócrates” e que merece a confiança que votantes do PSD (directamente) e do CDS (indirectamente) lhe deram. O mesmo se aplica aos seus ministros e secretários de estado.
  • O programa deste governo é largamente preferível, no papel, ao do anterior ou às alternativas que foram a votos; mas isso não quer dizer que medidas que tome que sejam criticáveis deixem de o ser. Não é uma questão de paciência ou benefício da dúvida. É uma questão de coerência, algo que faltou sobremaneira aos apoiantes do anterior governo durante seis anos. O melhor que pode acontecer a este governo é ser criticado pelos seus apoiantes; só assim poderá emendar a mão.
  • A situação que o país vive é extremamente grave; todos o sabem e dizem, mas nem todos agem em conformidade. A primeira medida a sério do governo é um mau sinal. A ordem de prioridades conta muito e fazer o mesmo que governos anteriores não inspira confiança de que as mudanças realmente necessárias serão feitas.
  • É evidente que o “socialismo asfixiante” não se elimina em duas semanas; mas esmifrar os burros de carga do costume em nada contribuirá para a sua eliminação. Já ouvi dizer que esta medida do imposto extraordinário foi corajosa. A mim parece-me justamente o contrário. Parece-me facilitismo e conveniência política.

4 pensamentos sobre “Paciência e sentido crítico

  1. •Passos Coelho é de longe preferível a Sócrates; mas parte considerável desta preferência advém do juízo estratosfericamente negativo que eu e mais uns milhões de portugueses fazem deste último…

    gimmie a break Miguel!

  2. Mas estou a mentir? 🙂
    Tendo em conta que os partidos à direita subiram e os à esquerda desceram, se tirarmos dos votos do PSD aqueles votantes que votariam no PSD qualquer que fosse o lider, dos que sobram quantos são fervorosos apoiantes de PPC ou especialmente motivados pela sua mensagem?

  3. FNV

    Você, como outros que ousam criticar , é um ressabiado da direita, odeia PPC, é um anti-patriota, um imbecil e devia estar calado: esta é, resumindo, a cartilha oficial hoje em vigor.
    Mais um bocadinho e lerpa com uma avaliação psiquiátrica.

  4. Miguel,

    Por acaso afirmei que mentes? Não. Exageras, acho eu e para ser simpático, nos milhões que te acompanham… lá isso.

    FNV,

    Gosto muito quando vc generaliza. Torna tudo mais simples.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.