Lapso freudiano

Tenho ouvido algumas vozes dizerem que a eliminação das golden shares que o estado tem em algumas empresas faz essas empresas valerem mais. Mmmmm. Então se admitem que as intervenções do estado nas empresas são destruidoras de valor, por que razão defendem o papel do estado na definição de “estratégias” para a economia nacional?

3 pensamentos sobre “Lapso freudiano

  1. Não vejo “lapso” nenhum – penso que o argumento dos defensores das “golden shares” é exactamente de que a sua função é de que haverá situações em que o interesse da empresa está em conflito com o interesse nacional, e que a golden share serve exactamente para, nesses casos, decidir contra o interesse da empresa.

    Ou seja, a ideia de que a golden share faz reduzir o valor da empresa está implicita na própria teoria justificativa da existência de golden shares, não é nenhuma constatação envergonhada (o argumento dos defensores das golden shares não é que elas são boas para as empresas goldensharadas, é que os prejuizos que causam a essas empresas são para atingir beneficios para o conjunto da economia)

  2. Brutus

    Como sempre, também neste caso, existe uma grande discrepância entre aquilo que é soberania e o que é apenas ingerência ilimitada e não sufragada por parte dos políticos, entre aquilo que possa ser o interesse público e a utilização desse mesmo interesse como pretexto para encobrir uma teia de interesses privados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.