Privatização da TAP (II)

“O Estado prepara-se para vender a totalidade da TAP quase sem lucro. O processo de avaliação da empresa estará terminado no final de Julho e poderá rondar os mil milhões de euros. Mas as dívidas e os capitais próprios negativos anulam esse valor. Entre o que receber e essas dívidas, o saldo será quase zero para o Estado. Então porquê vender? Para salvar uma empresa que está tecnicamente falida. E segurar o aeroporto.”, hoje, na capa do Jornal de Negócios.

Já ontem aqui tinha escrito acerca da TAP. Hoje, é a imprensa que traz o tema à baila. Contudo, gostava apenas de fazer uma observação ao artigo do Negócios e que consiste no seguinte: sendo o passivo global da empresa superior a dois mil milhões de euros e os capitais próprios negativos de duzentos milhões, os mil milhões, que o Negócios hoje avança, não chegam para anular as dívidas e as insuficiências de capital. Assim, se o Estado vender a TAP, recebendo a massa e entregando a empresa tal e qual como ela está, óptimo. Mas se, pelo contrário, como prevejo que possa suceder, o Estado receber a massa no compromisso de se responsabilizar pelas dívidas e pelas insuficiências de capital, então, os contribuintes portugueses estarão, efectivamente, a pagar para vender os Transportes Aéreos de Portugal!

Enfim, recorde-se a mensagem objectiva do meu texto de ontem: a TAP, ao contrário da generalidade das empresas públicas, gera fluxos de caixa operacionais positivos e fá-lo sem recurso a subsídios à exploração dignos de registo. Portanto, por favor, vendam-na como deve ser. Pois se assim não for, objectivamente, não vale a pena vendê-la.

2 pensamentos sobre “Privatização da TAP (II)

  1. Pingback: TAP: privatização ou liquidação ? « O Insurgente

  2. Pingback: Quanto vale a TAP afinal? « Ricardo Campelo de Magalhães

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.