O Eurocepticismo chega à Alemanha

Não devemos olhar mais para o Reino Unido como o único paradigma de uma população eurocéptica. Parece que a opinião pública sobre o euro na Alemanha está a mudar, tal como nos é revelado hoje pelas últimas sondagens sobre o apoio da população à moeda única e à União Europeia. Segundo a última sondagem do instituto Allensbach, 71% da população alemã diz que perdeu a confiança no euro (mais 5% do que em Abril) quando em 2008 aqueles que diziam não ter confiança no euro eram “apenas” 50%. Este crescente eurocepticismo na Alemanha é observados em todas as classes sociais, em todos os escalões de educação e rendimento e apenas os eleitores do partido verde apoiam os resgates da União Europeia aos países ultra endividados. Por outras palavras, o trabalhador alemão pobre é tão eurocéptico como o rico, o que faz com que o eurocepticismo alemão se aproxime do eurocepticismo britânico que revela a mesma tendência (ao contrário do dinamarquês e sueco que difere segundo as classes sociais).

Neste artigo, é revelado que os alemães em média está estariam dispostos a ajudar outros países, mas que como é evidente que o dinheiro desaparece num “buraco negro”, eles não estão dispostos a apoiar estas transferências constantes para os PIIGS. Assim perdem a confiança no projecto da União Europeia e, claro, no euro.

Os políticos alemães continuam a tentar “vender” a história de que o euro é vital para a paz na Europa e para o comércio, mas poucos já acreditam nisso quando percebem que o projecto europeu não é mais que um processo de centralização política pelas elites.

Desta forma, com esta atitude do eleitorado, espera-se que no futuro os políticos alemães tenham incorporar o eurocepticismo no seu discurso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.