Mudança

Bem visto. Ando há anos a dizer, em conversas de café, que os portugueses africanos nunca aparecem em posições relevantes de governação. E sempre defendi que esta mudança, trazida agora pelo novo governo no momento mais crítico da desastrada III República, era fundamental, pois a “metrópole” era e é um lugar cinzento, fechado, provinciano, sem mundo, ao contrário do Portugal e dos portugueses que estavam espalhados pelo planeta. Não resolve tudo mas é, sem dúvida, um bom augúrio.

2 pensamentos sobre “Mudança

  1. Não será simplesmente uma questão geracional? Isto é, suspeito que os “portugueses africanos” terão nascido sobretudo entre 1960 (os pais terão ido para lá pouco antes) e 1975 (quando “regressaram” à metrópole), pelo que até há pouco tempo não haveria “portugueses africanos” suficientes e com idade suficiente para estar em postos governativos importantes.

    Por outro lado, duvido que portugueses africanos como eu ou provavelmente a Assunção Cristas tenham alguma especial largueza de vistas por terem aprendido a falar e a andar em Africa.

  2. Carlos M. Fernandes

    “Por outro lado, duvido que portugueses africanos como eu ou provavelmente a Assunção Cristas tenham alguma especial largueza de vistas por terem aprendido a falar e a andar em Africa.”
    Se os pais do MM e da Assunção Cristas só foram lá mesmo para os filhos nascerem, ou se se desprezar o ambiente cultural e os diversos estímulos externos, para além dos directos, na formação de uma personalidade, então é uma hipótese válida. Mais eu dou mais importância do que isso ao ambiente familiar e ao passado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.