Leitura recomendada

O artigo de Fernando Gabriel, intitulado A cabeça de Holofernes, no Diário Económico.

Por entre as celebrações mais do que prematuras, poucos se dispõem a reflectir sobre o discurso de Obama, investido no papel de Judite e proclamando com triunfalismo a decapitação do Holofernes árabe. (…)

Este ciclo ritual de saque e purificação das tribos beduínas foi descrito por Ibn Khaldun no séc. XIV; os Ikhwan de Ibn Saud repetiram-no no séc. XX e fundaram a Arábia Saudita. Agora, os descendentes da casa de Saud vivem o seu pior pesadelo: as suas criações terroristas, saídas das escolas religiosas disseminadas pelo movimento Deoband, mordem a mão que os alimentou, aliam-se objectivamente ao Irão xiita, começam a transformar os territórios da Líbia, do Sinai e do Iémen numa manta de califados e ameaçam derrubar a monarquia saudita, o que exige atacar o “protector americano”. É esta a principal ameaça à segurança ocidental e Obama aumentou o perigo, afocinhando no caldo de tribalismo e irredentismo islâmico sob o silêncio cúmplice dos antigos denunciantes da “loucura de Bush”, outro sintoma da demissão da realidade que caracteriza uma parte crescente da opinião pública ocidental.

Poucos se preocupam com um Magrebe transformado num novo Paquistão, ou com um Iémen tornado Afeganistão; a ninguém parece interessar as implicações do horror visível nos rostos de Obama e de Hillary Clinton enquanto acompanhavam a operação militar, transparentemente revelador da inadequação das personagens aos respectivos cargos -é o espanto de quem imaginava que o combate ao terrorismo podia ser confortavelmente levado a cabo a partir da PlayStation de Washington, através da eliminação “remota” e despersonalizada de “alvos”, para evitar os dilemas morais inerentes à eliminação de seres humanos. Por todo o lado, rebanhos de tontos celebram e preocupam-se com o paradeiro da cabeça de Bin Laden; deviam preocupar-se com o que se passa nas suas próprias cabeças e nas daqueles que escolhem como governantes.

Destaque a negro da minha autoria.
Anúncios

5 pensamentos sobre “Leitura recomendada

  1. lucklucky

    O que se passa no Islão são coisas que estão fora do nosso controlo. Devemos combater o que podemos combater.
    É praticamente inevitável que o Paquistão vai ser um Califado e o Egipto para lá caminha.
    Ou seja as Guerras de agora vão parecer uma brincadeira de crianças.

  2. jj

    “…horror visível nos rostos de Obama e de Hillary Clinton enquanto acompanhavam a operação militar…”
    Mais um que é tolinho ou nos quer fazer a nós de tolinhos!
    -Claro que não sabiam que estavam a ser filmados e fotografados e estariam a beber umas cervejolas e a comer tremoços em grande galhofa!
    -Num país com a cultura de farwest como são os EUA,cenas que até podiam ser vistas por uma criança,menos explícitas que Jaws ou muitos jogos de vídeo,devem causar uma enorme comoção!
    -Basta ver uma das últimas fotografias publicadas,da malta reunida já após o evento,em que todos se congratulam alegremente,ou o meio sorriso de Obama durante a sua comunicação ao país,para se ver como estavam impressionados!

    Tenha dó amigo,não seja parvo ou não nos queira fazer de parvos.Escreva as baboseiras que quiser,dê-se um ar de culto,mas fique por aí…

  3. lucklucky

    Há uns anos George W.Bush era o Diabo:

    http://blogs.forbes.com/rickungar/2011/05/03/obama-invites-bush-to-join-him-at-ground-zero-bush-declines/
    “…the President has invited President George W. Bush to join him on Thursday at Ground Zero in New York to commemorate the end of Osama Bin Laden…”

    ….
    House Democratic Leader Nancy Pelosi (Calif.) said she called former President George W. Bush on Tuesday to congratulate him on the capture and killing of Osama bin Laden.
    Following a classified briefing on the operation to take down bin Laden, Pelosi told reporters that she called the former president earlier in the day to “congratulate him and thank him for the leadership role he had played in this quest over the years.”

    http://thehill.com/blogs/blog-briefing-room/news/159031-pelosi-thanks-bush-for-his-part-in-bin-ladens-downfall-

  4. jj

    “… transparentemente revelador da inadequação das personagens aos respectivos cargos…”
    Ainda bem que revelou ao mundo a inadequação do Presidente e da Secretária de Estado dos EUA aos respectivos cargos!O mundo treme,o xadrez geopolítico desmorona-se,prevê-se o crash de dantescas proporções em Wallstreet!!!!Bem haja Rui Carmo!O seu nome será lembrado pelas gerações vindouras e ser-lhe-ão cantadas loas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.