Os franceses estão estupefactos com a forma como eles próprios encaram a Frente Nacional da filha de Jean Marie Le Pen. De acordo com uma sondagem publicada na segunda-feira, 52% dos franceses consideram a FN um partido como os outros. Ou seja, sem radicalismo, nem qualquer extremismo. Ao mesmo tempo, a CDU de Ângela Merkel perdeu as eleições regionais em Baden-Württemberg para os Verdes. É certo não serem os Verdes o mesmo que a FN, mas a partir do momento em que a maioria já não considera a FN como extremista, onde pode estar mesmo a diferença? Se a FN é um partido como os outros, a FN está para a França como os Verdes estão para a Alemanha. É um raciocínio um bocadinho forçado, mas baseia-se em aparências e estas parecem convencer o eleitorado.
O centro político dos países do centro da Europa está a perder terreno e influência. A Europa de Khol e Mitterrand já era. E as consequências políticas da actual crise económica ainda estão para vir. Muito provavelmente em 2012.
Pelos vistos por cá estamos no paraíso.Todos os partidos da AR têm a mesma visão da globalização.E do combate à pobreza, desigualdades e diferenças…
Arranjam sempre explicações bondosas para a maior casa pia do mundo por conta dos eternos ricos “contribuintes”
“a CDU de Ângela Merkel perdeu as eleições regionais em Baden-Württemberg para os Verdes”
Isto não é bem verdade. A CDU teve 39% dos votos e foi o partido mais votado. Os verdes tiveram “apenas” 25% dos votos, ou seja, muitos menos do que a CDU.
O que acontece é que os verdes estavam coligados com a SPD e a CDU estava coligada com a FDP. A coligação de que os verdes fazem parte obteve mais votos do que a coligação de que a CDU faz parte. Por isso o Estado será governado por uma coligação dominada pelos verdes, e não pela CDU.
Portanto: a CDU não perdeu as eleições, perdeu, isso sim, o governo do Estado.
Mitterrand nunca foi centro.
Há dias, uma francesa disse-me que Miterrand nunca foi de esquerda.