Uma proposta

O governo vende todo o parque escolar a privados (privados que também podem ser Associações de Pais, Cooperativas de professores, o comité central do PCP, a Fatah, etc). Com o encaixe paga parte da dívida pública, baixando o custo com essa dívida. De seguida, elimina todos os custos organizacionais e burocráticos do ministério da Educação cuja função passa a ser apenas de supervisão e pagamento de um montante pré-definido por aluno às escolas que estes optarem.

O ensino público universal fica garantido. O estado português recebe um encaixe financeiro bem necessário neste momento. A entrada de empresas de ensino privado estrangeiras provavelmente aumentaria o nível da educação em Portugal. Os pais passariam a ter verdadeira liberdade de escolha. Deixariam de ineficiências relativas a “sobreposição de oferta” porque as escolas que não tivessem alunos, simplesmente deixariam de existir.

3 pensamentos sobre “Uma proposta

  1. Rxc

    A esmagadora maioria quer que os filhos tenham um papel qualquer a certificar uma treta qualquer, estão-se a marimbar para a exigência, esforço, rigor, conhecimento…
    O Ensino é cada vez mais um formalismo, daí a proliferação de cursos superiores totalmente desajustados da realidade apenas para fazer estatística. Também não podem fazer muito devido à “matéria” que chega às portas das Universidades e politécnicos.

  2. Ana Dias

    Concordo sobretudo por isto: “O ensino público universal fica garantido.”
    Se os liberais querem uma verdadeira meritocracia então têm de defender condições de partida tendencialmente igualitárias. Caso não o defendam então o liberalismo desses não passa de feudalismo disfarçado…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.