Trick question

Em 2009, o Banco Espírito Santo realizou um aumento de capital. (Sendo uma organização obviamente satânica, o aumento foi de 666.666.666 euros.) O preço de subscrição de cada acção foi de 1,80 euros. O preço de mercado de cada acção após a operação foi de 3,4 euros. (Ouvem-se ao fundo interjeições indignadas sobre o “lucro” de quase 100% por acção.)

Devem os accionistas do BES dar explicações?

12 pensamentos sobre “Trick question

  1. “Devem os accionistas do BES dar explicações?”

    Claro que não. As acções do BES estão cotadas em bolsa e o seu valor é conhecido.
    Trata-se de uma situação muito diferente de outra em que um futuro presidente compra acções não cotadas na bolsa a um Euro e as vende dois anos depois a dois Euros e quarenta, tudo fora da bolsa e sem se conhecer a quanto é que foram realizadas, se o foram, outras operações semelhantes.

  2. CN

    No caso dos BES, para isso era preciso ter ou comprar os direitos de subscrição do aumento de capital – que valem teoricamente a diferença entre o preço antes aumento e o preço teórico após aumento(embora em média negoceiem a algum desconto, mas não muito). O ganho tende a ser nulo.

  3. «O ganho tende a ser nulo.»

    Exactamente. O propósito de fazer estes aumentos de capital a preço baixo é tornar mais penalizadora a diluição dos antigos accionistas após a emissão de novas acções. O incentivo fica enorme para acompanhar ou, pelo menos, vender os direitos a terceiros. Não há por isso qualquer ganho.

  4. JS

    E quantos accionistas do BES tiveram o poder e a “influência (sic)” de um Ministro das Finanças, de um 1º Ministro e de um Presidente da República ?. E estão agora em plena recandidatura a PR, sujeitos a justificado/necessário escrutínio público ?.

  5. Subscrevo o comentário de O Raio.

    O problema não está no lucro que Cavaco Silva auferiu. (Embora, numa sociedade de matriz católica, ter lucro tenha uma conotação pecaminosa, pelo que alguns prefiram atacar Cavaco Silva pelo lucro que ele obteve.) O problema está em saber se o preço de compra e de venda das suas ações foi fixado de acordo com um “mercado”, ou se esse preço foi “arranjado” em troca de favores.

  6. Ricardo G. Francisco

    O problema está em saber se o preço de compra e de venda das suas ações foi fixado de acordo com um “mercado”, ou se esse preço foi “arranjado” em troca de favores.

    Se é esta a questão porque é que ela não é colocada directamente? Porque é esta a questão.

    A razão para não a colocarem é de assim não receberem a resposta: Mas de que favores está a falar?

    Porque não compete a Cavaco nem a ninguém provar que nunca fez nenhum favor. Chama-se inversão do ónus da prova. Uma coisinha que fãs de regimes autoritários adoram.

  7. JoaoMiranda

    ««O problema está em saber se o preço de compra e de venda das suas ações foi fixado de acordo com um “mercado”, ou se esse preço foi “arranjado” em troca de favores.»»
    .
    E o Cavaco em 2003 não podia trocar favores com quem bem entendesse porquê?

  8. andreCRUZZZ

    o engraçado é que nem sequer conseguem sugerir que favores possam ser esses…
    se calhar foi o cavaco que tapou os olhos e os ouvidos ao constancio por exemplo…ou será q foi cavaco a certificar q a coleção de moedas do monopolio..perdao do euro vsalia nao sei qtos milhoes d euros?
    triste pais este em que ninguem s preocupa c ideias apenas c pessoas…

  9. A. R

    Se o Cavaco tivesse vendido uma bicicleta ia dar no mesmo. Esta esquerda é 99% de inveja, 1% de ideologia e o resto de inteligência.

  10. orlopesdesa

    Quem é que anda por aí a fazer as votações em todos os posts thumbs up/ thumbs down? São os Jotinhas?

  11. Dazulpintado

    A Petrobras quer comprar 33% da Galp detidos pela ENI. Não sabemos a como comprou a ENI esta participação na Galp, mas sabemos que a Petrobras oferece 12 euros pelas acões e que a ENI quer vender por 17 euros. Será que há aqui algum problema?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.