Alice no país das ciências ocultas com metas claras

Só este ano, Boaventura Sousa Santos ganhou o maior prémio científico europeu e um prémio científico Iberico-americano não só atribuído pela primeira vez a um “cientista português” como pela primeira vez a um “cientista social”.

Ambos os prémios são dados por instituições políticas e, grosso modo, têm em comum premiar e fomentar uma certa visão política daquilo que é e deve ser o pensamento científico: algo que serve, fundamenta, justifica certos paradigmas de organização política. O primeiro prémio é uma bolsa de investigação para o sugestivo projecto ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, sendo que esse “novo modo” deve prever a capacidade europeia de aculturar uma “ecologia de saberes” que excede a cultura europeia; e o segundo prémio é uma bolsa que implica obrigatoriamente que a investigação sobre Justiça e movimentos sociais seja feita em países ibero-americanos, mas com um objectivo de “contribuir para o conhecimento científico universal”. Resumidamente, Boaventura é um biólogo das culturas que luta activamente pela sobrevivência de culturas em  perigo de extinção, o que só pode ser conseguido com sucesso se a própria noção de divergência cultural for extinguida. De algum estranho modo, ser anti-globalização (encabeçada pelo demoníaco império americano que tudo esmaga) é ser pró-globalização (encabeçada pelo nada ou relativismo moral).

Profetizar o fim do neoliberalismo, prever explosões sociais, descortinar intenções criminosas nos mercados, é biologia social e política, portanto ciência premiada. Hoje na RTPN Boaventura Sousa Santos proferiu declarações dignas de outra bolsa de investigação: a União Europeia deve proibir a Moody’s de se pronunciar sobre a economia europeia, ficando a agência apenas remetida a pareceres sobre os EUA. São cientistas destes que impedem que o fascismo nos engula a todos.

19 pensamentos sobre “Alice no país das ciências ocultas com metas claras

  1. Pingback: Alice no país das ciências ocultas… « BLASFÉMIAS

  2. JOAO SANTOS

    Sousa Santos é realmente um bombo ideal para os talicases, os talibans do liberalismo caseiro. Ele é, como se vê, a delícia dos assanhados blasfemos, fanáticos veneradores dos amanhãs que cantam nos States. Pouco mudou neste pobre planeta: uns ajoelhavam-se diante da foice e do martelo, os talicases agacham-se diante da bandeira colgate-palmolive. E assim se entoa o hino à carneirice humana.

  3. orlopesdesa

    Deixe-se então de financiar todos os doutoramentos em todas as áreas que não sejam economia e gestão… talvez assim os senhores não se chateiem tanto…

  4. ricardo saramago

    A única coisa neoliberal, que estes profetas de coisa nenhuma, não dispensam, são as bolsazinhas e os apoios do Estado, para sustentar a conversa fiada de que se alimentam, as viagens e as convenções, onde o brilho dos seus intelectos espanta outras criaturas da mesma espécie.

  5. Pingback: Prof. Karamba injustiçado | Tonibler (R)

  6. ricardo saramago

    Caro Zé Manel
    Tem razão, mas quer algo mais neoliberal que os euros, esse vil metal que os banqueiros e o sistema financeiro judaico utilizam para corromper os povos.

  7. jose silva

    O Prof Sokal é que o topava bem e por cá o Prof António Manuel Baptista, também!

    Mas o BSS podia ser prof. de inglês tecnico, não acham?

  8. Pingback: As imposturas de Boaventura « O Insurgente

  9. Pingback: Fernando Nobre e Boaventura Sousa Santos « O Insurgente

  10. Pingback: Quem pode, muda a sede para a Holanda; quem não pode, emigra ou empobrece « O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.