Sobre as relações do PS do BCP com o Irão, o ponto quatro do documento da wikileaks parece-me o mais interessante :
A notícia parece-me merecer mais destaque do que a nota de rodapé que mereceram, na edição de 2004 do Semanário Expresso, as transacções do exército português com o Irão em 1980-81, frisando o jornal que tinham ocorrido sem a autorização do governo,
o que vinha de encontro ao comunicado oficial da época (1981) em que Diogo Freitas do Amaral, Ministro dos Negócios Estrangeiros, garantia que diplomaticamente Portugal nunca teria relações com o Irão dada a conjuntura política:
Leitura recomenda sobre a omnipresença de Mário Soares no período político de relações Portugal-Irão durante o conflito Irão-Iraque (1980-1988).
“os agentes políticos da altura (Diogo Freitas do Amaral era Ministro dos Negócios Estrangeiros)”
Que altura? Em 87/89 FA não era MNE nem nada que se parecesse.
E não me parece que isso requeira grande destaque actualmente – afinal, em 1987 houve uma altura em que todas as semanas o Expresso publicava um artigo sobre os negócios da Fundição de Oeiras com o Irão (e o Diário Popular, salvo erro, também falava muito no assunto). A dada altura até chegou a ser quase saga nacional os detalhes da viagem de um barco carregado com armas até ao Irão.
Ou seja, não há nenhuma novidade nisso.
O desmentido de Freitas do Amaral é de 1980, altura em que era MNE.
A nota de rodapé colocada no Expresso refere-se a 1980 e 1981 como sendo as duas únicas datas em que o exército vendem armas ao Irão, e frisando que tinha sido sem a autorização do governo.
O que é dito no doc da wikileaks é que Carlos Santos Ferreira fazia contactos para vender armas ao Irão enquanto era presidente da FO , entre 87-89.
A “Novidade” é que neste doc da wikileaks aparece alguém ligado ao Estado a assumir transacção.
Mas realmente o post como estava podia levar a querer que o problema da venda de armas só se tinha posto ente 87-89, pelo que acrescentei a data de 1981 (pensei que desse para aumentar o tamanho da imagem do Expresso, em que as datas de 1980-81 são claras).
Porque razão estou a pensar em Camarate? Maldita costela “conspiracionista”…