Leituras

A noiva abandonada, de Alberto Gonçalves no DN.

Se eu fosse dado a teorias da conspiração, daria razão ao sr. Ahmadinejad e desconfiaria que o WikiLeaks, o site que vem devassando a intimidade da política externa dos EUA, faz parte de uma estratégia montada pelos EUA. Até ver, os terríveis segredos que o site prometia dar a conhecer ao mundo têm duas características: 1) não são segredos, visto que a parte do mundo que se interessa por estas coisas já os conhecia; 2) não são terríveis.

Não tenho vagar nem perversão suficientes para esmiuçar milhares de documentos, mas a julgar pelo que entretanto saiu nos jornais a diplomacia dos EUA é um modelo de bom comportamento ou, no mínimo, de sensatez.

Para os americanos, quem manda na Rússia continua a ser Vladimir Putin, “um político de perfil autoritário”. Silvio Berlusconi “desperta” na Casa Branca uma “desconfiança profunda” e Nikolas Sarkozy, “escasso apreço”. Angela Merkel é “pouco criativa”. Evo Morales tem um tumor na cabeça. Hugo Chávez é doido. O primeiro–ministro turco é, provavelmente, corrupto. Kim Jong-il possui “aspecto flácido”. Alguns líderes árabes pressionaram os Estados Unidos a atacarem o Irão a fim de se acabar com o programa nuclear iraniano. Ban Ki-moon, secretário–geral das Nações Unidas, foi alvo de espionagem, assim como as degenerescências da inestimável ONU. Governos de países aliados foram pressionados a aceitar, enquanto escala ou destino, prisioneiros

3 pensamentos sobre “Leituras

  1. A. R

    ” Ban Ki-moon, secretário–geral das Nações Unidas, foi alvo de espionagem, assim como as degenerescências da inestimável ONU.” Esta é uma decisão muito sensata: de facto a ONU é mais um bando que uma organização.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.