O mestre do corporativismo

Ao contrário do Fernando Moreira de Sá, não fiquei espantado com a expressiva vitória de Marinho Pinto. E parece-me que a exuberância com que exerce a sua liberdade de opinião e expressão, que boa parte daqueles que nele votaram reconhecerão como pouco dignificante e séria, terá sido um factor muito pouco relevante para a sua eleição.

É bom não esquecer que qualquer ordem profissional existe, em primeiro lugar, para defender os interesses daqueles que lá estão dentro. Portanto, nada melhor do que alguém que se propõe travar o excesso de advogados continuando a dificultar o acesso à Ordem – grande marca do seu anterior mandato, de resto – deixando o poleiro para os galos que já lá estão (os mesmo que o elegem), diminuindo ainda mais, de forma imoral, a liberdade de acesso ao exercício da profissão de advogado.

Para os advogados que o elegeram, esta personificação agressiva do espírito corporativista que constitui a essência da Ordem fez de Marinho Pinto a melhor opção e ele sabia disso. Marinho Pinto e a Ordem estão, no fundo, bem um para o outro. Esse é o grande mérito do bastonário: saber com o que conta e fazer o jogo que tem de fazer. O resto é fogo-de-artifício.

Um pensamento sobre “O mestre do corporativismo

  1. Vasco Coelho

    Não concordo com a sua afirmação, de que as ordens servem para defender os interesses dos seus membros. Estas associações profissionais visam defender os interesses da profissão e não dos seus profissionais, precisamente porque estes bastas vezes não acompanham aquela…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.