Os dois discursos do PSD

Durante a discussão e aprovação parlamentar do Orçamento de Estado para 2011 na generalidade, o PSD recorreu escusada e simultaneamente a dois discursos (e, já agora, a duas estratégias) nem sempre convergentes. Ainda assim, nenhum dos discursos falou verdade.

De facto, de um lado tivemos o PSD que está, que viu vantagem na negociação orçamental, e que se orgulhou de ter minimizado, assim viabilizando, o dramático impacte do Orçamento. De outro lado tivemos o PSD que esteve, que não via qualquer vantagem na negociação orçamental, e que se afirmou penhor do interesse nacional na convicção de que um mau Orçamento é preferível a Orçamento nenhum.

Nem de um lado nem do outro ouvimos aquilo que todos sabem e que não envergonha ninguém. O Orçamento foi viabilizado apenas porque, mercê do nosso particular calendário eleitoral, a sua inviabilização não faria cair o Governo.  Não viria mal ao Mundo que a estratégia fosse assumida e poupava-se o país a um discurso, nos dois dias da discussão do Orçamento, que poucos perceberam e que os próprios mercados não relevaram.

2 pensamentos sobre “Os dois discursos do PSD

  1. JS

    “… o PSD que está …”, “…o PSD que esteve…”, e como será o PSD na votação final do OE?. O PSD ainda está à espera de dados/verbas a seram apresentadas, em sede análise na especialidade. O PSD, duas vezes enganado por este governo, não pode confiar que este cumpra o OE, e preste contas à AR. A desculpa dos “mercados” já era. Assim o que impede o PSD de reprovar, em votação final, o OE? Deixar-se enganar 3 vezes, Sr. PSD que vai a votação final, é … muito feio. Ou será que realmente quem está a ser enganado não é o todo PS/PSD, mas, óbviamente, o Zé Povinho?

  2. Maria João Marques

    Adolfo, tal como o CDS não disse que respirava de alívio por ter o PSD a abster-se enquanto podia denunciar isto e aquilo e votar contra, porque é certo que umas próximas eleições serão incertas para o CDS, que poderá encurtar a sua bancada parlamentar. Na política ninguém é obrigado a ser totalmente cândido 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.