A credibilidade do PSD

Primeiro, pediram desculpa pelo volte-face a que se prestaram aquando da aprovação do PECII de Maio. Eram contra um aumento de impostos, mas acabaram por se desdizer e aceitaram-no.

Seis meses depois, durante várias semanas mentem descaradamente aos portugueses prometendo a não viabilização de um orçamento com aumento de impostos. Este novo aumento, apesar da cedência parcial do PS nas deduções fiscais, manteve-se e esta semana lá vai o PSD abster-se e garantir a viabilização do orçamento. Ou seja, dizem uma coisa, fazem outra. Como Sócrates (a quem o PSD tanto gosta de chamar de ‘ilusionista’). Pelo meio, envolveram-se em teatrinhos e em cenas ridículas de merceeiro com o Ministro das Finanças. É agora suposto que os portugueses vejam o PSD como um partido responsável, sério e que obriga o PS a ceder na sua criminosa irresponsabilidade. Balelas, como é óbvio, mas o povo é estúpido e sempre se vai enganando alguns pelo caminho.

Um dos ensinamentos destes primeiros meses de liderança, independentemente de se concordar com a sua repetida colaboração com o PS, é que Passos Coelho não é mais credível do que Sócrates. Não tem qualquer pudor em enganar caso ache necessário. Em seis meses, duas manipulações grosseiras da opinião pública. Nesta última, andou desde finais de Agosto a lançar areia para os olhos dos portugueses. Foi intransigente até finais de Setembro (isto é, manteve simplesmente a palavra dada), decidindo-se pela negociação. Do pedido de desculpas de Maio, passou para uma justificação do novo volte-face, desta vez proclamada com voz grossa e adjectivação incisiva contra o Governo.

Sobre o seguidismo dos simpatizantes/militantes do PSD, não há muito a dizer. Passaram, com uma facilidade impressionante, do puritanismo anti-Sócrates para o relativismo da mentira. Apetece perguntar o que o Tiago Azevedo Fernandes perguntava há dias no seu Twitter: “É assustador tantos comentadores aceitarem como normal o bluff e a quebra de palavra dos políticos. Serão eles próprios assim?”

3 pensamentos sobre “A credibilidade do PSD

  1. ricardo saramago

    Como os tempos mudam.
    Os camaradas reprovam a Passos Coelho parecer-se demasiado com … Sócrates.
    O admirável líder anda pelas ruas da amargura.

  2. o fantasma

    Mentiram antes, mentem agora, e continuarão a mentir.È tudo farinha do mesmo saco. Dexem o orçamento ser aprovado e veremos como o PS(Sócrates)continua a fazer o que bem lhe apetecer. Mesmo o que se está a assistir no Parlamento,é uma verdadeira farsa muito bem ensaiada p’elo PS. Assinaram um acordo á poucos dias,e já ninguém se entende.Para palhaçadas daquelas,não precisavamos de ter tanta despesa,tanto dinheiro mal gasto.Chegava.nos um mero circo de rua com artistas a sério.
    Só não se entende é como Sua Excelencia o Senhor Presidente da A.da R. ainda tem paciencia para os aturar.Já que os deputados não guardam respeito uns aos outros,tinham a obrigação de o respeitar a êle,respeitar a Assembleia e,sobretudo respeitarem os portugueses.Venha o diabo e escolha.Faz lembrar a história:O diabo levava o burro carregado,caiu alguem,não olhou para trás,foram caindo…caindo.No último olhou…e disse deixa ficar burro,são politicos não merece a pena carregar de novo.O burro smomos todos nós até ao dia em que se decida não os carregar mais. Pede-se respeito,pois vergonha á muito que a perderam se é que alguma vêz a tiveram.

  3. Manuel Rovisco

    “Passos Coelho não é mais credível do que Sócrates.”

    Não deve surpreender ninguém, tendo em conta que um dos seus braços direitos é Nogueira Leite, ex-secretário de estado do tesouro de Guterres nos idos anos de 1999/2000.

    Isto coloca Nogueira Leite como colega de Sócrates, na época em que este último era ministro do ambiente! ;D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.