Alegre metáfora

Um poeta fala de forma aberta e franca e dá nisto. No dia seguinte, o director da campanha vem explicar que a a frase do candidato Alegre- “O Presidente tem feito deslocações, visitas aos seus bastiões eleitorais, inclusivamente em sítios onde, segundo me disseram, vão recrutar crianças às escolas com bandeirinhas, como em tempos que deviam estar no passado”-, não passa de uma metáfora. Deixo uma humilde sugestão ao candidato Alegre: experimente a rima. Pode ser que a comunicação com o povo saia mais fluída e compreensível.

Outras leituras: O perfil ético de Alegre.

Adenda: Ajudem o Manuel Alegre, por Nuno Gouveia.

2 pensamentos sobre “Alegre metáfora

  1. o fantasma

    Assim sem mais nem menos.O senhor poeta não seria melhor ter ficado em Argel,mostrando aí a sua tremenda sabedoria poética?Mas não.depois de toda a sua azafama em contribuir para o fim de Portugal tal como o conhecemos,depois de contribuir magestáticamente com a sua cultura para que cada vêz mais cruzes se erguessem nos cemitérios,roubada a vida aqueles, sim verdadeiros portugueses,que deram o corpo e a alma por esse nome sagrado, depois de tudo isso e o mais que nunca se saberá,aparece aqui feito salvador desta pátria que ajudou a destruir.O minímo que deveria fazer era como dizia o nosso grande poeta”ir vivendo numa apagada e vil trsteza,Ou como dizia Bocage:Saiba morrer o que viver não soube.Fique vossa excelencia com os cantos e os versos.Existem por aí milhares de portugueses que não esquecem.A sua idade deveria dar-lhe um pouco mais de moderação,sabendo que as memórias estão ainda bem vivas.Não tenha dúvida,na história aparecerá apenas meia duzia de palavras sobre V.Excia e acredito,a história não costuma ser benevolente.Como o senhor é poeta insigne,vou lembrar-le uma simples quadra de Bocage quando tinha segundo dizem os livros,cinco anos.

    Meu padre capelão,largue o capêlo
    ajouge-se aos donatos.
    tempere ou lave na cosinha os pratos
    que no púlpito não há quem possa vê-lo!

    Copmo vê senhor alegre.O padre pode muito bem ser V.Exª,a cosinha e o púlpito podem ser a politica aonde V.Exªa teima em manter-se.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.