Comemorar o quê?

 

Ao contrário do que as ‘autoridades’ nos vão fazer crer, o 5 de Outubro e a República que atabalhoadamente se implantou nesse dia, não foi algo que mereça comemoração. Uma data triste, não pelo fim da Monarquia e o exílio do rei, mas pelo terror que começou naquele dia em 1910 e se estendeu durante anos a fio. A instabilidade política, a corrupção, a chantagem, as fraudes eleitorais, os assassinatos e os atentados bombistas, cirúrgicos e não só, ao calhas, para matar quem passasse. A tentativa de destruir e apagar as crenças pessoais de milhares de pessoas; o objectivo de criação de uma sociedade nova, a partir de formulas já na altura ultrapassadas. Um regime atrasado, carregado de ódios que só podia ter acabado numa ditadura republicana que impôs a ordem.

Cem anos passados, esse horror, infelizmente, já não é o mais doloroso. O que choca, um século depois, foi a falta de alternativa dos portugueses na altura. A Monarquia, tal como era não servia, nem teve força para regressar; a República não tinha respostas, mas ficou. Apesar da violência e das inúmeras asneiras cometidas, lá se aguentou à falta de melhor.

Não há muito para comemorar em 2010. Também agora há dificuldade na escolha de uma alternativa. O que queremos? Que caminho seguir? Cem anos mais tarde e tanto sofrimento depois, parece que aprendemos pouco. Comemorar o quê?

Anúncios

2 thoughts on “Comemorar o quê?

  1. Festejou-se os 100 anos da República…

    …Mas o que acho engraçado é que a república nasceu em Lisboa (agora está moribunda) e vai morrer em Lisboa sem sequer ter chegado ao resto do país.

    Em 1910 alguém perguntou aos transmontanos, alentejanos, beirões, madeirenses, açorianos, algarvios, minhotos ou nortenhos, se queriam a república?

    Estes, que nunca beneficiaram nada com todas as alterações do sistema político, raramente são consultados, mas depois são os que mais sofrem com as asneiras dos “cérebros” de Lisboa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.