As ruas de duas vias

Depois de Viviane Reding, comissária para a Justiça e para os Direitos dos Cidadãos, ter criticado violentamente a política francesa de desmantelamento dos acampamentos ciganos e expulsão dos membros da etnia para os seus países de origem, nomeadamente a Roménia e Bulgária, comparando a situação à Segunda Guerra Mundial, o Presidente francês achou por bem sugerir à Comissária que recebesse os ciganos no seu país. Este Le Pen que não gosta de gente que não seja francesa de puro sangue – não que ele o seja – também não gosta, claro, da liberdade de expressão e da livre crítica política.

Conclusão: só as declarações de que Isabel Moreira gosta é que são “liberdade de expressão e livre crítica política”.

4 pensamentos sobre “As ruas de duas vias

  1. EMS

    Tambem é chato mandarem-se bocas dessas ao Luxemburgo, que por coincidencia até é um pais que tem mais imigrantes que naturais.

  2. Fernando S

    Claro que o que o Sarkozy teria dito sobre o Luxemburgo e os Roms é um algo infeliz … sobretudo quando é tornado publico por um senador frances que diz ter ouvido a frase da boca de Sarkozy num encontro reservado. O tal senador foi no minimo inconveniente e no maximo imbecil.
    Claro que o Luxemburgo não tem culpa nenhuma de que a comissaria europeia tenha dito um grande disparate sobre a politica da França relativamente ao problema com os Roms.

    Dito isto, não se pode ignorar que esta frase atribuida a Sarkozy foi dita num contexto de discórdia desencadeado por declarações fortes feitas pela Comissária europeia da Justiça, Viviane Reding, e foi dita off the record (ele não esperaria certamente que transpirasse para o exterior).

    O que a comissária disse ao comparar a política do governo francês relativamente aos Roms com a perseguição e exterminação de minorias étnicas pelos Nazis durante a 2ª guerra mundial, é inaceitável, é uma deformação grosseira e demagógica dos factos.
    Uma coisa é não concordar com essa política e criticá-la, outra muito diferente é pôr no mesmo plano uma política de um governo democrático, que não vai além da expulsão de Roms em situação irregular, com uma política de um regime totalitário e declaradamente racista como foi o nazismo, e que se traduziu pela concentração e pelo extermínio de milhões de pessoas.

  3. João Amaral

    ó JOAO pINTO em vez de dizer disparates ( Le Pen, Bush filho da p…lembra-se ? voçê é muito bom neste tipo de orgasmos intlectuais…) porque é que voçê não vai com a sua familia para a porta do Kremlin ( sem documentos ou seja ilegal ) e ponha os seus filhos a pedir esmola e a extorquir os moscovitas todo o dia, a ver se o convidam a ficar….porque é que voçês não falam na exploração infantil de crianças que em vez de estarem na escola são obrigadas a pedir esmola nas ruas o dia todo ? tanto faz que sejam ciganos ( para o caso até são ) ou não, isto é que devia ser discutido, pq acontece em França , Espanha, Portugal etc…..e está aliás, bem documentado por canais de televisão….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.