Manipulação jornalistica

“Manipulação, ignorância… oh não, outra vez o Jornal de Negócios!!” de Jorge Costa (Cachimbo de Magritte)

Esta notícia do Jornal de Negócios é uma meia verdade e, na verdade, acaba por ser uma mentira completa. Vejamos: é um facto que a rendibilidade das Obrigações do Tesouro (OT) portuguesas (o Tesouro foi hoje ao mercado pagar de novo prémios de risco proibitivos, mas isso não tem já nada de novo) está a subir fortemente. É verdade que o risco e o juro da dívida soberana também na Irlanda estão em forte alta. E que a Grécia que está sob elevada pressão, como sempre que a aversão ao risco aumenta (a Grécia já está dispensada de ir ao mercado, embora, por razões misteriosas, já tenha ido desde que ficou debaixo do pacote UE/FMI).

Porém, este não é um padrão comum aos «países periféricos», como o jornalista quer fazer crer, não sei se por ignorância do metier, se por má-fé, se por uma mistura conveniente dos dois ingredientes. Os títulos espanhóis e italianos estão mesmo em ligeira correcção, com as rendibilidades em baixa face ao fecho do mercado londrino de ontem.

Claramente, o foco de risco está com uma espécie de cordão sanitário à volta da Grécia, de Portugal e da Irlanda, cujo rating foi revisto em baixa.

LEITURAS COMPLEMENTARES: “Propaganda – o caso do Jornal de Negócios” de Jorge Costa (Cachimbo de Magritte); O mistério dos critérios jornalisticos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.