Ao que parece os fotógrafos da Caras até são convidados para algumas reuniões

Foram contratados pela PT nos últimos anos, entre outros, o filho recém-licenciado de Jorge Sampaio, o filho de António Guterres, o filho de Marcelo Rebelo de Sousa, o irmão de Santana Lopes, o filho de Otelo Saraiva de Carvalho e a filha de Jardim Gonçalves. Se juntarmos a estes, todos os outros filhos, filhas, e afilhados que prestam pareceres e serviços de consultoria percebemos melhor este consenso mediático em torno do “interesse nacional”.

Leituras adicionais: Sobre os sacanas que nos governam, Sobre os sacanas que formam a opinião pública

Anúncios

25 pensamentos sobre “Ao que parece os fotógrafos da Caras até são convidados para algumas reuniões

  1. Luís

    Não me admira. Parte daqueles que terminaram o liceu comigo estudaram em universidades medíocres, tendo alguns acumulado mais que uma reprovação de ano, e actualmente estão todos com emprego nas autarquias da zona. Um era filho de um presidente da junta, o outro de um construtor civil «amigo», outro era primo do vereador e por aí fora. Para tal, criaram-se vagas específicas para estes jovens, mesmo em tempos que deveriam ser de contenção orçamental, ou então deu-se nota máxima na entrevista para colmatar o 10 de média de curso.

    Já era hora do Estado Central acabar com esta bandalheira que é este poder local.

  2. Luís

    Ou seja, em Portugal tudo o que esteja ligado ao sector Estado acaba por ser um repositório de medíocres que numa sociedade competitiva e com pouco peso do Estado estariam certamente a servir à mesa.

  3. Pingback: Golden « BLASFÉMIAS

  4. Acresce que a PT é uma empresa que dá umas magníficas reformas. Muitos trabalhadores são reformados aos 50 anos de idade e ficam o resto da vida a viver à custa da empresa.

  5. burns

    alguem explique ao jorge lacaio que as minhas mãos não são as dele
    as minhas são limpas , não lidam com porcaria

  6. Diogo Vasconcelos

    O “filho de Otelo Saraiva de Carvalho” chama-se Sérgio Carvalho, é um empreendedor cuja empresa (Magamedia) foi adquirida pela PT em 2002, numa decisão com uma lógica meramente empresarial, dada a reputação, vendas, capacidade de inovação e credibilidade da empresa. A partir daí tem feito uma carreira na PT baseada apenas no seu mérito. Conheço-o pessoalmente, posso testemunhar a sua integridade, a sua capacidade empreendedora. Aos que não o conheçem, recomendo a leitura do seu perfil http://pt.linkedin.com/in/sergiobcarvalho
    Há pessoas, como Sérgio, que não dependem da familia para se formarem e firmarem profissionalmente. É um excelente profissional e um cidadão exemplar. Não tenho procuração para defender o Sérgio, mas fico triste pela forma como que é feita, por um blog que admiro, de forma totalmente despropositada e preconceituosa, a referência ao “filho de Otelo Saraiva de Carvalho”. Com muitos Sérgios Carvalhos, Portugal seria bem mais competitivo e inovador.

  7. D.caires

    Fico satisfeito que ainda hajam “insurgentes” entre tantos filhos, irmãos e afilhados…

    Certamente não será o único com mérito, mas pelo todo muitos saem sacrificados. Acredito que ainda existem bons políticos, alguns deles que foram inclusive meus mestres e professores, mas não poderei deixar de referir “Que classe tão deplorável”…

  8. Lusitânea

    E nas outras EP?Como é que se entra?Quem é que entra?Depois admiram-se dos resultados…

  9. Sergio Carvalho

    @Diogo, obrigado pelo desabafo.
    Devo dizer que nao so’ nunca na vida tive qualquer beneficio por ser filho de quem sou, como foi mais de uma vez prejudicado.
    Idem para alguns excelentes profissionais que conheci, e que nada devem aos seus Pais. Por exemplo um dos profissionais que destacam, uma excelente pessoa, muito inteligente, entrou como trainee por ser um aluno brilhante, e acabou por sair da PT por causa das noticias na imprensa.
    Cada pessoa deve ser avaliada pelo que e’ e o que faz. Isso nao quer dizer que nao haja na PT cunhas, como existem em todo o Pais, assim como profissionais que estao colocados acima das suas capacidades; mas na PT cada vez mais, e felizmente, a evoluçao de carreira e’ baseada no merito.
    Nao e preciso falar sempre mal. Nao somos tao maus, corruptos, incapazes, etc., como estamos sempre a propagar. Somos capazes de muito melhor do que imaginamos.
    Temos todos e’ de lutar por um Pais mais civilizado, incorrupto, onde a Igualdade de Direitos, o Merito, a Etica e os Valores prevaleçam sobre o compadrio e os interesses das minorias e grupos de pressao.

  10. andrecruzzz

    caro diogo vasconcelos.
    Obrigado peln esclarecimento no q toca a sérgio carvalho. Figuei impressionado c o linkedin d sérgio carvalho, apesar d achar q a pessoa em questao usa demasiadas vezes a 1a pessoa d singular em acoes e objectivos d execucao plural.
    A questao, no entanto, é q todos temos amigos d igual potencial a muitos cm os referidos (alguns colegas d curso até c bem melhores notas ) .. Daqui a uns anos, alguns destes meninos c pedigree terao curriculos inatacaveis.. Ctudo, a diferenca esteve num dado momento em q os nomes falaram mais alto.. Portugal é pequenino, neste caso ainda, recordarei uma frase d pedro norton (impresa) numa dada entrevista acerca d como tinha chegado aond chegou: em portugal, a meritocracia nao vai além das pessoas q tao no churrasco d sàbado à tarde no jardim..

  11. Carlos Guimarães Pinto

    Caro Sérgio Carvalho,

    Desconheço o mérito das pessoas enumeradas. Se me disser que você e outras pessoas que menciono no post têm todo o mérito para estar no lugar em que estão, quem sou eu para o contradizer.
    O que acho extraordinário é que essas pessoas inteligentíssimas, raramente conseguem atingir o mesmo nível de sucesso em empresas estrangeiras onde a sua ascendência vale pouco ou nada. Pelo contrário, são aqueles sem essa ascendência que são forçados a ir para o estrangeiro para conseguir algum sucesso, uma vez que todos os lugares em Portugal acabam, por coincidência claro, ocupados por pessoas de ascendência conhecida.

    Obviamente, se está bem com a sua consciência em relação ao mérito do seu trabalho, o post não se dirige a si.

  12. AA

    O post não se destina tanto a questionar o mérito absoluto dos ditos profissionais — questiona-se se o espectro político não está todo de rabo preso, e se também por isso a PT não é a vaca sagrada que é.

  13. filipeabrantes

    É uma coincidência tramada que os nomes com pedigree em geral (há sempre honrosas excepções) a manutenção destas vacas sagradas. Tal como os aristocratas arranjavam as justificações mais estapafúrdias para a manutenção dos seus privilégios (e ninguém duvida que os aristocratas eram tendencialmente pessoas com mérito, mas nunca o mérito pode justificar uma protecção especial).

  14. Sergio Carvalho

    Como na maioria dos temas em Portugal, há muitos “treinadores de bancada” que falam sem conhecimento de causa… É tão fácil falar mal… calha sempre bem. Até o título deste post é digno do “24 horas”… como se tivesse alguma aderência à realidade…

    A minha sucinta opinião:
    A PT tem qualidades e defeitos como qualquer empresa, e felizmente mais das primeiras, ou eu não trabalharia nela. É uma empresa privada, cotada em bolsa e com +70% do capital detido por investidores estrangeiros, onde o Estado usou a golden share a semana passada, pela primeira vez desde a privatização .
    O seu corpo de gestão é altamente qualificado e profissional e tem vindo, com esforço, a mudar a cultura da empresa. Como resultado, é hoje a empresa de Telecomunicações mais bem gerida da Europa, e com o Melhor CEO e o 3ª melhor CFO Europeus.
    A PT tem tido um papel crucial no desenvolvimento da Sociedade de Informação em Portugal, como o prova sermos o melhor case study a nível Mundial no deployment de IP TV, termos a 3ª melhor rede de cobertura de fibra a nível Mundial, termos num curto espaço de tempo espalhado a banda larga em Portugal e termos contribuído fortemente para a eliminação da iliteracia informática com o eEscolas e eEscolinhas, etc. Temos ainda a empresa nacional que mais investe em I&D, a PT Inovação, que deu o pré-pago ao Mundo entre outros importantes contributos.
    A PT não é nenhuma vaca sagrada, é uma empresa competitiva e cada vez mais competente e escorreita. Está em 4 continentes, tem 75 milhões de clientes!
    Penso ainda que não tem tido nem de perto nem de longe o apoio do Estado que tanto se apregoa; por exemplo o Estado absteve-se na OPA da Sonae. A Telefonica beneficia de longe de mais apoio e toda a Espanha ganha com isso.
    Muito mais poderia falar, mas sei que os factos são sempre ultrapassados por qualquer gostosa polémica que permita “deitar abaixo”.

  15. AA

    Caro Sérgio, proponha em público que o Estado extinga a golden share e terá resposta ao seu ultraje quanto à sacralidade bovina da PT.

  16. Miguel

    “o Estado absteve-se na OPA da Sonae”
    Porque o insucesso da OPA estava garantido ex-ante. O que é facto é que a usou no caso da Vivo.

  17. “…termos a 3ª melhor rede de cobertura de fibra a nível Mundial, termos num curto espaço de tempo espalhado a banda larga em Portugal e termos contribuído fortemente para a eliminação da iliteracia informática com o eEscolas e eEscolinhas…”

    Parece-me que rapidamente o “mérito” se está a transmutar rapidamente num discurso com uma certa dificuldade em distinguir decisões de gestão e administrativas da PT de iniciativas em que tem privado em parceria (diga-se estreitíssima) com o governo. É aliás curioso que, das três que refere e que cito, a primeira tenha sido feita recorrendo a fundos comunitários, a segunda procure fazer esquecer todos os empecilhos de concorrência que no passado ditaram a PT como um dos principais entraves ao mercado da banda larga, e que no terceiro “esqueça” todo o imbróglio e promiscuidade relativa à Fundação para as Comunicações Móveis.

    “onde o Estado usou a golden share a semana passada, pela primeira vez desde a privatização.”

    “o Estado absteve-se na OPA da Sonae”

    Qual estado? O que nomeia administradores da PT ou o que nomeia administradores e dita decisões da Caixa Geral de Depósitos?

  18. andreCRUZZZ

    é também espantoso de como em portugal os empreendedores deixam-se comprar tão cedo, tão rápido ..
    .
    se isto aqui fosse um 24 horas(fui leitor diário das ultimas 2 páginas do jornal..)
    iriamos procurar saber a lista de empresas compradas pelo grupo pt em 2002..

  19. ricardo saramago

    Se a PT é tão extraordinária e um dos pilares do Portugal moderno, porque é que precisa do manto de protecção do Estado?
    Porque razão os seus accionistas não podem vender por um preço fabuloso um dos activos que possuem?
    Já que a competência é tanta, Quem fez uma VIVO não pode fazer mais?
    Será que o mundo é tão pequeno, que com os biliões da venda da VIVO, não há mais bons projectos para investir?
    Ou será que a VIVO tem sido um acaso feliz, em que a reboque da estratégia da Telefónica, a PT “fez figura”, mas sem a Telefónica voltará a ser apenas aquela empresa medíocre, monopolista e colonizada pelos partidos que os portugueses conhecem.

  20. Sergio, mesmo que a PT fosse a melhor e mais sofisticada empresa do Mundo, tal não invalidaria nada do que aqui foi dito. Uma empresa eficaz pode ser profundamente ineficiente. Uma empresa sobre-dimensionada como a PT pode ser inovadora, ter muitos talentos e, ainda assim, servir clientelas partidárias, ser uma fonte de jobs for the boys e utlizar o poder político para manter poder à custa dos accionistas.

  21. Caro Sérgio Carvalho,

    pendia para o seu lado até que leio isto

    «termos contribuído fortemente para a eliminação da iliteracia informática com o eEscolas e eEscolinhas»

    Afinal, também o Sérgio se inclui nos «muitos “treinadores de bancada” que falam sem conhecimento de causa».

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.