Privatize-se a RTP

Henrique Raposo no Expresso online

I. A RTP, com a conivência de todos os governos (não apenas deste), comporta-se como uma aristocrata intocável: vive acima do país, vive acima dos problemas dos portugueses. Portugal está em crise há 10 anos, mas repare-se nos números da RTP: a TV pública recebeu 2000 milhões de euros do Estado entre 2003 e 2009; mesmo recebendo uma média de 300 milhões por ano, a RTP teve um prejuízo de 14 milhões no ano passado; a RTP tem um passivo bancário de 808 milhões de euros. A gestão da RTP é este desastre que se vê, mas não faz mal: o Estado compensa. A RTP vai receber este ano quase 300 milhões de euros em "indemnizações compensatórias", taxas de audiovisual e aumento de capital.

II. Além de depenar o contribuinte, a RTP é um concorrente desleal da SIC e da TVI. As estações privadas vivem apenas da publicidade. A SIC e a TVI fazem mesmo televisão, não estão no negócio da TV para agradar-ao-poder-político-que-manda-em-nós. A RTP, que recebe gorjetas faraónicas do Estado, também está no mercado da publicidade. Ora, isto é a mais cínica concorrência desleal. Se tiverem uma gestão desastrosa, a SIC e a TVI fecham as portas. Se tiver uma gestão desastrosa (como tem sido o caso), a RTP recebe prendas do Estado. E tudo isto porquê? Porque existe o mito de que "serviço público" só pode ser prestado por uma entidade pública. Mas deixem-me fazer uma pergunta: que estação faz serviço público em Portugal? A RTP ou a SIC-N

4 pensamentos sobre “Privatize-se a RTP

  1. A concorrência da RTP é sempre desleal: se tiver publicidade, absorve receitas dos canais privados e, se não tiver,é subsidiada por impostos e pode oferecer uma programação sem publicidade, com maior potencial de atrair os espectadores. Resta ainda dizer que, apesar de tudo, a SIC e a TVI operam num mercado protegido no qual dificilmente entra um concorrente, o que é uma grande vantajem competitiva e não devia acontecer.

  2. Brutus

    Vergonhoso
    O maior insulto a todos que pagam impostos e sobretudo aos muitos (cada vez mais) que vivem na linha de água e ainda assim são obrigados a pagar para este peditório. Mais um bom exemplo da forma enlevada de como o nosso socialismo defende os mais necessitados

  3. É imperioso proceder à privatização da RTP. É a única medida higiénica decente para poupar as centenas e milhões de euros que o contribuinte derrama sobre a agência do poder sem qualquer benefício para a população portuguesa e para a nossa diáspora.

    Lamento, profundamente, que um partido como o CDS, e também muita gente no PSD, se oponha à privatização. Tal posição só pode significar o deesejo de, aconteça a oportunidade – chegado o momento certo – de também manipular a RTP ao serviço do poder circunstancial. Vergonha! Vergonha!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.