Sobre os especuladores e o short-selling (3)

Nuno Branco num comentário a este post.

Os especuladores têm um papel fundamental no processo de descoberta de preço, só por isso já devia ser reconhecido o seu papel util à sociedade. Mas mais do que isso, e quando nos referimos aos mercados de acções e matérias primas os especuladores, particularmente do lado “curto” do mercado fornecem uma estabilidade ao mercado.

Temos que perceber que um “short seller” ganha dinheiro com as quedas. Para isso “vende caro para comprar barato”. O seu lucro só se materializa quando o mercado desce e ele compra as posições que tinha vendido anteriormente. Num meio de um pânico financeiro, se não forem estes maléficos especuladores a quererem comprar as acções para tomarem o seu lucro quem é que vai comprar? Afinal o pânico é caracterizado exactamente pela falta de compradores.

As proibições feitas o ano passado [2008] ao “short selling” foram um bom exemplo de este fenómeno. No inicio as acções subiram devido à proibição, mas passado poucos dias este efeito esgotou-se, vieram as quedas e sem ninguém para cobrir as posições curtas o mercado entrou em queda livre… exactamente aquilo que os legisladores pretendiam evitar.

O reverso da medalha é o pânico dos short sellers, que quando o mercado vai contra a sua posição são obrigados a cobrir as suas posições e assumir as perdas. Um bom exemplo deste cenário são as subidas espectaculares desde Março até Junho deste ano [2009] feitas no meio do medo (apenas agora está a voltar confiança que se deve desvanecer lá mais para o Outono) … mas aí, como o mercado sobe, já ninguém se queixa dos especuladores, já não faz mal nenhum o mercado subir porque os especuladores se enganaram.

A conclusão então parece-me obvia: as pessoas não odeiam os especuladores. Odeiam que eles estejam certos!

Um pensamento sobre “Sobre os especuladores e o short-selling (3)

  1. Pingback: Desmistificando os “terríveis” especuladores « O Intermitente (reconstruido)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.