Despistagem

Em 2010, o primeiro programa de vouchers escolares que foi instituído nos Estados Unidos faz 20 anos. No início de Abril, saiu um novo estudo feito pela Universidade do Arkansas a avaliar os seus efeitos. Qual foi a conclusão desse estudo? Basicamente que os cerca de 20.000 alunos inscritos no Milwaukee Parental Choice Program (MPCP) têm resultados nos exames iguais aos dos outros alunos. No campo “progressista” isto foi visto como uma prova de que o MPCP falhou, de que dar liberdade de escolha aos pais não serve para nada. Como seria de esperar, esta interpretação é absurda.

Em primeiro lugar, porque a educação dos alunos participantes no MPCP é mais barata do que a dos alunos que frequentam a escola pública. Em segundo lugar, porque os pais desses alunos estão mais satisfeitos com a educação que os seus filhos estão a receber ao abrigo do programa do que com a que recebiam anteriormente. Ou seja, por um preço mais baixo foram obtidos resultados iguais e com níveis de satisfação superiores. Parece-me que isto está longe da definição de falhanço. É claro que, não sendo um “progressista”, posso estar enganado.

A parte mais interessante deste programa e destas conclusões é que isolam o efeito da liberdade de escolha. Não incitam transformações radicais, mesmo que claramente desejáveis, como as que o modelo sueco implica. Apenas apontam no caminho certo. Esta avaliação de um programa de vouchers próximo do modelo das charter schools, ou dos nossos contratos de associação, dá argumentos concretos a quem defende duas coisas simples: a total inutilidade (para não dizer pior) do planeamento central da educação e a imoralidade de um sistema de ensino baseado no apartheid.

4 pensamentos sobre “Despistagem

  1. Sim, mas isso não altera o facto de que pelo o bang for the buck da liberdade de escolha pelos vistos é superior. Usar os resultados de exames para medir estas coisas é sempre discutível mas pelo menos estamos a comparar coisas que são comparáveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.